InícioCEARÁNo Dia Mundial do Meio Ambiente, Ceará celebra o título de Destino...

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Ceará celebra o título de Destino Turístico Guardião do Clima

Ascom Setur – Texto e foto

Ativação ocorreu em Jericoacoara, no litoral Oeste do estado, em maio

Nesta quarta-feira (5), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o principal objetivo da data é chamar a atenção de todas as esferas da população para preservação dos recursos naturais.

No Ceará, políticas públicas são desenvolvidas com essa missão. Na área do turismo, o estado carrega o título de Destino Guardião do Clima, realizado no âmbito do Programa Turismo CO2 Legal.

A iniciativa inovadora é do Movimento Mecenas da Vida e se baseia em práticas de ESG territorial, desenvolvendo projetos sustentáveis por meio da união de parceiros, instituições e ONGs. O objetivo dessa chancela é fomentar o turismo em destinos mais preservados, com a inclusão de comunidades locais na governança ambiental.

Cerimônia de ativação

Em maio, o Governo do Ceará, por meio das secretarias do Turismo (Setur) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), foi convidado a participar da cerimônia de ativação, em Jericoacoara.

Na avaliação da secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque, o título é um marco significativo para o estado. “O título de Destino Guardião do Clima destaca o compromisso com a preservação ambiental. Esse reconhecimento não apenas atrai turistas conscientes, mas também fortalece nossa economia, promovendo práticas mais ecológicas em toda a cadeia do turismo. É um incentivo para continuarmos inovando e implementando políticas que beneficiem tanto a natureza quanto as comunidades locais”.

De acordo com o secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, Gustavo Vicentino, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), a proposta do CO2 Legal é atuação em rede, para implantar um sistema de valor compartilhado e uma ampla governança, possibilitando o engajamento dos que se comunicam com o turismo nos destinos. “O objetivo é promover cidadania climática e protagonismo na conservação da natureza no contexto do desenvolvimento sustentável, das localidades, no curto, médio e longo prazos”, disse.

O ato foi o terceiro do país e ocorreu no hotel Rancho do Peixe, com a presença do co-fundador e coordenador de projetos do Movimento Mecenas da Vida, Salvador Ribeiro. “Ele [o título] traz como proposta mais sustentabilidade, mais cuidado socioambiental dentro dos destinos, mais participação de todos os atores locais e uma visão única para fazer com que esse destino turístico possa se desenvolver de forma mais sustentável, regenerativa e inclusiva”, disse o ambientalista à época.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA