InícioCEARÁMais uma alternativa de contracepção, HGCC realiza vasectomia no setor ambulatorial

Mais uma alternativa de contracepção, HGCC realiza vasectomia no setor ambulatorial


HGCC oferece método contraceptivo masculino no ambulatório de Planejamento Familiar e de Assistência à Saúde Masculina

Pouco mais de 30 minutos e o procedimento está finalizado. O paciente sai normalmente e já é liberado para casa, com recomendação de repouso. Mas, no dia seguinte, a rotina volta à normalidade. É desta forma que se resume o pós-cirúrgico da vasectomia, intervenção realizada no ambulatório do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O método contraceptivo masculino está ligado ao ambulatório de Planejamento Familiar e de Assistência à Saúde Masculina.

“O HGCC possui uma maternidade referência para pacientes com gestações complicadas, casos graves e complexos. Essas mães, muitas vezes, não podem ou não devem filhos novamente e, por isso, resolvemos oferecer mais essa oportunidade, uma via a mais de contracepção para não ficar tudo sobre a mulher”, explica Francisco José Cabral Mesquita, médico urologista da unidade.

Mick Douglas Acioly de Oliveira, de 43 anos, tinha o interesse de fazer a cirurgia, mas acreditava ser um processo burocrático. Há dois anos, depois de uma gravidez inesperada e de risco da esposa, além de problemas congênitos com o bebê, que não resistiu, ele resolveu fazer a vasectomia para que a esposa não se submetesse à ligadura. “A gente conversou com a psicóloga, com as assistentes sociais, com o médico. Numa reunião, doutor Mesquita explicou para a gente toda a situação e depois ficamos só aguardando a ligação”, conta.

Mick Douglas resolveu fazer a vasectomia para que a esposa não se submetesse à ligadura após uma gravidez de risco

Na quinta-feira (18), tranquilo e sem nervosismo, ele diz ficado satisfeito com o procedimento — que anteriormente precisou ser adiado por causa da pandemia. “Eu achei muito bom. Excelente atendimento. É um procedimento simples, que é rápido e que ocorreu tudo bem”, relata Mick Douglas.

Vasectomia

O processo de contracepção masculina e feminina é regulamentado pela Lei Federal Nº 9.263, de 1996, que aponta os critérios que devem ser observados para a realização do procedimento, no caso da vasectomia.

Devem ser considerados o tempo mínimo de 60 dias entre a primeira consulta e a cirurgia, a idade do paciente, de no mínimo 25 anos, e que o casal tenha dois filhos vivos, além do consentimento da esposa.

Entre os critérios que devem ser considerados para a cirurgia está o tempo mínimo de 60 dias entre a primeira consulta e o procedimento

No HGCC, o paciente, encaminhado pela Central de Regulação do Estado, recebe atendimento da equipe multiprofissional, composta por assistente social, enfermeira, técnico de enfermagem, psicóloga e médicos. Ele passa por consulta inicial com o médico urologista; entrevista individual e em casal, com a psicóloga; e conversas com assistente social para documentação e autorização.

Serviço

Serviço Social Ambulatorial: (85) 3101-5408

Fonte: Governo CE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA