InícioCEARÁMais de 200 jovens e adultos recebem certificado de qualificação profissional, em...

Mais de 200 jovens e adultos recebem certificado de qualificação profissional, em Fortaleza

Rafaela Leite – Ascom SPS – Texto
Mariana Parente – SPS – Fotos

Para Leonardo Silva (18), mais que um curso, o programa Primeiro Passo foi uma oportunidade para crescer e investir no seu futuro. “Eu concluí o Ensino Médio no ano passado. Já tinha uma micro empresa de assistência técnica de vendas e acessórios de tecnologia, e comecei a cursar Auxiliar Administrativo, para complementar, ter experiência no mercado”, lembra. Ele é um dos 222 alunos que receberam seus certificados de qualificação profissional, na tarde desta terça-feira (25), na sede da Secretaria da Proteção Social (SPS).

“Esse certificado representa uma conquista para mim. Muitos jovens, hoje, têm dificuldade de conseguir um emprego pela falta de qualificação, e o Primeiro Passo veio facilitar essa entrada no mercado. Planejo me profissionalizar cada vez mais, e já iniciei outra formação, de operador de caixa, também pelo Primeiro Passo”, completa.

A certificação aconteceu no auditório da SPS, para alunos dos programas Criando Oportunidades e Primeiro Passo. No total, onze turmas foram certificadas, nas tipologias de Cabeleireiro, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Eletricista, Administrativo, Mecânica de Motos, Marketing Digital, Maquiagem e Designer de Sobrancelha.

Na ocasião, a secretária da SPS, Onélia Santana, parabenizou a conquista dos alunos. “Essa política da qualificação profissional é muito importante porque dá norte, dá condições para sonhar mais ainda. O que há de melhor na vida de qualquer um de nós, é quando a gente tem a garantia do emprego e da renda, porque a gente pode sonhar, comprar o que a gente quer, fazer o que a gente deseja”, frisou.

Criando Oportunidades

“Eu sempre gostei de maquiagem, assistia vídeos no YouTube e me interessava por aprender mais sobre, aí veio a oportunidade do curso”, relata Neiza Sousa (34), uma das concluintes do curso de Maquiagem, no Centro Comunitário São Vicente.

Além do certificado e conhecimentos adquiridos, os alunos do Criando Oportunidades receberam, também, um kit instrumental para auxiliar no início do trabalho. Com seu kit instrumental em mãos, ela celebra o momento. “Sempre é bom ter um certificado e receber um kit é muito bom, porque vamos receber vários produtos, que vão completar o que eu tenho. Tem gente que não tem condições de pagar pelo curso e pelos produtos para dar início, e o curso dá essa oportunidade. Para a gente começar e continuar”, comemora ela, que desde a conclusão do curso, já realiza atendimentos à domicílio.

Além do Centro Comunitário São Vicente, foram certificadas as turmas do ABC Serrinha, Centro Comunitário São Francisco, Centro Comunitário Santa Terezinha, Centro Comunitário Farol e ABC Mondubim.

Jean Carlos Moura (48) é um dos alunos do CC Farol, na turma de Elétrica. “Eu já trabalhava com elétrica, mas aprendi na marra, e sempre tive vontade de fazer o curso. Trabalho como pedreiro também, mas gosto muito da parte elétrica”, relata.

“Através desse curso, melhorei mais ainda, aprendi mais coisas. Um curso como esse é importante porque você fica mais garantido, comprometido, e tem mais confiança de fazer o trabalho. Tanto para si mesmo, quanto para dar confiança para aquele que vai contratar o seu serviço. Mostro que sou qualificado para estar ali”, afirma.

Os programas de qualificação profissional, executados pela SPS, atuam na promoção da inclusão social e no combate à pobreza no Ceará. Eles oferecem ferramentas essenciais para que jovens e adultos em situação de vulnerabilidade possam transformar suas vidas graças à educação, qualificação profissional e geração de renda. Somente em 2023, 6.117 pessoas foram qualificadas, em Fortaleza, por meio do programa Criando Oportunidades e das diferentes linhas de ação do Primeiro Passo.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA