InícioCEARÁJovens do Projeto Virando o Jogo iniciam capacitação sobre empreendedorismo

Jovens do Projeto Virando o Jogo iniciam capacitação sobre empreendedorismo


O Projeto Virando o Jogo, visando o bem-estar de todas as partes envolvidas com suas atividades, decidiu antecipar para essa segunda-feira (8) o início das aulas do módulo de empreendedorismo, correspondente à terceira e última fase da ação. Com carga horária de 20 horas, a previsão é de que as aulas, todas de forma remota, aconteçam até o dia 22 de março. A decisão acontece por conta do avanço da pandemia de Covid-19 em Fortaleza e age em comunhão com o último decreto do governador do Ceará, Camilo Santana.

A medida suspendeu, temporariamente, as atividades relacionadas ao módulo de qualificação profissional, fase que permitirá a mais de 800 jovens uma aproximação com o mercado de trabalho.
Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, o Projeto Virando o Jogo conseguiu expandir suas áreas de atendimento em 2020, além de alcançar o salto de 636 para 915 jovens atendidos. A previsão para 2021 é aumentar ainda mais o alcance, com o início da terceira e quarta edições no segundo semestre deste ano, e chegar até 2.200 matriculados.

Sobre o Projeto

O Virando o Jogo é uma política pública do Governo do Estado que faz parte do Programa Superação e conta com a execução da Vice-Governadoria em parceria com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). O Projeto é direcionado para jovens que não estudam e não trabalham. A ação visa possibilitar uma oferta de atividades de cunho sócio educativo, de qualificação profissional, na perspectiva de fomentar o retorno desse público ao ambiente escolar, além de fortalecer vínculos familiares e comunitários.

Dividido em três fases, o Virando o Jogo possibilita aos seus matriculados uma passagem por vários setores até oportunizar sua inserção no mercado de trabalho. Na fase inicial, o jovem atravessa os módulos de formação cidadã e ação comunitária. Logo depois é a vez da qualificação profissional com um reforço em assuntos como esporte e cultura. Em um último momento, acontece o enfoque em áreas voltadas para o empreendedorismo. Todos esses passos são alinhados à reinserção escolar e ao acompanhamento familiar.

Atualmente, o Virando o Jogo engloba mais de 20 bairros de Fortaleza. Os locais são escolhidos através de critérios que levam em conta dados socioeconômicos, números relativos à população na faixa etária de 15 a 19 anos, como índices de quantidade de jovens por área e evasão escolar, entre outros.

Fonte: Governo CE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA