InícioCEARÁÍris comemora um ano da Rede Linguagem Simples Ceará com apresentação de...

Íris comemora um ano da Rede Linguagem Simples Ceará com apresentação de quatro exemplos de aplicação da técnica


Linguagem Simples contribui para aproximar o governo das pessoas por meio da linguagem.

A Rede Linguagem Simples Ceará faz parte do Programa de Linguagem Simples conduzido pelo Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. A proposta é fomentar o conhecimento e o uso da técnica no estado. Na última terça (2/3), a Rede comemorou um ano de existência, durante o 1º Encontro da Rede Linguagem Simples Ceará.

Conforme destaca a coordenadora do Programa, Isabel Ferreira Lima, o objetivo desses encontros é “criar um repositório de experiências de Linguagem Simples no estado”. Na oportunidade, quatro experiências, desenvolvidas em parceria com o Íris, foram apresentadas com a proposta de inspirar outros órgãos do Ceará a usarem a Linguagem Simples.

Caroline Gabriel, da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará (CGE), contou sobre o processo de aplicação da técnica na página do órgão e na Carta de Serviços do Estado, por meio do projeto Oficinas de Padronização de Serviços Públicos.

O tenente-coronel Wagner Alves, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), compartilhou sobre o uso da Linguagem Simples nos e-mails de Certificação contra Incêndio e Pânico. “Com a aplicação da técnica, passamos a nos comunicar de maneira mais eficaz, prática e amigável com as empresas”, enfatiza.

Já a representante da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Danyelle Guerra, apresentou sobre a utilização da Linguagem Simples no chat de atendimento da secretaria. Conforme relatou Danyelle, a capacitação foi pensada para os técnicos responsáveis pelos atendimentos, com objetivo de prepará-los para atender as pessoas de forma mais próxima. “Após o treinamento, nossos técnicos estão sempre trabalhando baseados no uso da linguagem simples e acessível”, reforça.

O encontro também teve a participação de Paulo Alcântara, do Laboratório de Inovação em Controle (LIC) do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), falando sobre a importância de usar a Linguagem Simples para se comunicar de forma mais clara com os jurisdicionados e com a sociedade. Entre os benefícios apresentados por ele, a partir do uso da técnica, decisões melhor compreendidas e atendidas, aproximação e fortalecimento da relação com a sociedade e maior efetividade nas ações do órgão.

Rede Linguagem Simples Ceará e Projeto Embaixadora da Rede

A Rede iniciou, em 7 de fevereiro de 2020, durante formação com a pesquisadora e especialista Heloisa Fischer, que reuniu servidoras e servidores de diversos órgãos do Estado.

Hoje, a Rede está se expandindo e conta com as ações da embaixadora Lys Filincowsky para fortalecer, ainda mais, o movimento pela Linguagem Simples. Ela também participou do encontro e reforçou a importância da Rede. “Essa Rede deve ser cada vez mais forte para sustentar qualquer servidor que queira transformar a linguagem de seu órgão. Por isso, precisamos olhar e ver o cidadão, cada vez mais, como cada um de nós”.

Para assistir, o Encontro está disponível no canal do YouTube do Íris – clique aqui

Fonte: Governo CE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA