Uma nova turma de internos foi certificada nesta quarta-feira (16) no sistema penitenciário do Ceará. Desta vez, foram 69 qualificados no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira. O evento foi realizado pela Secretaria da Administração Penitenciária, através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e Egresso.
As qualificações são realizadas pelo Projeto de Implantação de Oficinas Produtivas Permanentes em estabelecimentos penais (Procap 2019) e financiadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os cursos certificados na solenidade foram para as profissões de padeiro, serralheiro de metais ferrosos, corte e costura.
Sem experiência alguma antes do cárcere, Francisco Fernando Soares, foi um dos destaques do curso de corte e costura e revela a alegria de receber uma segunda chance. “Essa oportunidade de ter feito um curso é uma gratificação. Infelizmente nem todo mundo deposita uma credibilidade em nós. Mas aqui foi nos dado um voto de confiança. E nós recebemos esse curso e o certificado. Só tenho gratidão”, revela.
A coordenadora da Cispe, Cristiane Gadelha, cita a importância da qualificação. “Vocês estão diferentes hoje. São pessoas qualificadas e que quando receberem a liberdade terão o suporte de nós da Cispe para ingressar no mercado de trabalho e com um curso do nível Senai as chances são reais. Então aproveitem essa oportunidade”, afirma.