InícioCEARÁHospital Regional Vale do Jaguaribe integra nova edição de projeto nacional para...

Hospital Regional Vale do Jaguaribe integra nova edição de projeto nacional para redução de infecções em UTIs

Joelton Barboza – Ascom HRVJ – texto e fotos

Projeto foi implementado na UTI 1 do HRVJ

Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Limoeiro do Norte, passa a integrar o projeto “Saúde em Nossas Mãos” no triênio 2024-2026, iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. O objetivo principal é reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde. Nesta edição, são 300 hospitais participantes em todo o Brasil. No Ceará, o HRVJ e o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, são as unidades da Sesa selecionadas pela iniciativa.

No último dia 29 de outubro, ocorreu a visita dos consultores do Hospital Sírio-Libanês, instituição que apoia e acompanha o HRVJ, por meio do programa. A intenção foi realizar um diagnóstico dos processos assistenciais da unidade na prevenção destas infecções. O projeto será posto em prática na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 1.

O diretor-geral do HRVJ, Bergson de Brito, destaca que se trata de um projeto em que a própria unidade pediu para participar. “A gente sabe que a redução de infecções hospitalares é um grande desafio e a meta é reduzir em 50% as infecções em até 26 meses. Nós já temos o gerenciamento das estratégias para redução de infecções instaurado na nossa cultura de segurança do paciente, entretanto o que procuramos é a melhora, que é o nosso grande mote”, explica.

Consultores do Hospital Sírio Libanes se reuniram com a equipe do HRVJ na unidade

O projeto “Saúde em nossas mãos” visa reduzir, a médio prazo, a incidência dos principais indicadores de infecção relacionados à assistência à saúde como Pneumonia Associada à Ventilação (PAV), Infecção Primária de Corrente Sanguínea Laboratorialmente (IPCSL) e Infecção do Trato Urinário (ITU), bem como demonstrar o impacto financeiro com a prevenção das infecções. “A expectativa é contribuir com a mudança da cultura do nosso hospital com relação à segurança do paciente”, explica a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HRVJ, Érica Carine.

A enfermeira da UTI 1, Kethura Kimberly Gomes, destaca que a equipe assistencial do setor está animada com o processo. “Agora demos início a construção do quadro Kamishibai [ferramenta de gestão visual que pode ser usada para auditorias, contar histórias e acompanhar indicadores], contando com a participação das equipes para escolha do local ideal para exposição do quadro, que terá uma grande jornada com gente. Essa é uma estratégia que utiliza um quadro de gestão para sustentar a melhoria da assistência aos pacientes, com o acompanhamento diário de indicadores para o controle e a prevenção de infecções”, explica.

Leia também: “Saúde em nossas mãos”: Hospital Regional Norte passa a integrar estratégia nacional que visa reduzir infecções em UTIs

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA