InícioCEARÁGoverno do Ceará participa do encontro de implantação do Sistema Nacional de...

Governo do Ceará participa do encontro de implantação do Sistema Nacional de Economia de Impacto, em Brasília

Ascom Adece – Texto e Foto

Na condução de iniciativas para a construção da política pública de economia de impacto, o Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), participou da primeira reunião para implantação do Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto). O encontro aconteceu na última sexta-feira (27), em Brasília.

Conduzida pelo Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Rodrigo Rollemberg, e pelo Diretor do Departamento de novas economias, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Lucas Ramalho a reunião contou com o gerente de Fomento da Adece, Eduardo Neto Moreira, para representar o governo cearense.

“O Sistema SDE tem protagonizado importantes iniciativas para a construção da política pública de economia de impacto, estabelecendo marcos regulatórios e estruturando o Comitê estadual de negócios de impacto. A representação do Ceará contou ainda com a presença de Michelle Ribeiro, assessora especial da Coalizão pelo Impacto, movimento empresarial que fomenta negócios de impacto no Brasil e tem forte atuação no Estado”, comenta Moreira.

O Simpacto foi estabelecido pela Portaria GM/MDIC nº 192, publicada em 19 de junho de 2024 e tem o objetivo de articular ações em diferentes níveis federativos e, de maneira mais específica, fomentar uma política de impacto local nos estados, em consonância com a política federal.

De acordo, com Eduardo Neto Moreira, “a instalação de um sistema nacional ajuda a promover a governança interfederativa, sob a liderança da União, no fomento ao desenvolvimento de políticas públicas que criem mecanismos de apoio aos empreendedores”.

As estratégias para adesão de novos estados; a elaboração dos planos estaduais de economia de impacto; e estratégias de financiamento aos negócios de impacto nos Estados, tanto por iniciativa da união, dos Estados e também por meio de emendas parlamentares, foram alguns dos temas debatidos.

O Ceará oficializou a entrada no Simpacto no último dia 9 de agosto, quando o governador Elmano de Freitas assinou o Acordo de Cooperação Técnica para a Economia de Impacto. A cerimônia, realizada no Palácio da Abolição, contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA