Ascom Secult – Texto
Divulgação – Foto
Evento de lançamento da nova plataforma de promoção da cultura do cearense, ocorre nesta sexta-feira, na Pinacoteca do Ceará
Mais oportunidades para os fazedores de cultura cearenses. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, realiza, nesta sexta-feira (22), o lançamento do Ceará Criativo – Programa de Circulação e Difusão da Cultura e das Artes Cearenses. O evento ocorrerá na Pinacoteca do Ceará, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), às 18 horas. A ação tem como objetivo fortalecer a economia criativa e projetar artistas e grupos locais para uma atuação no mercado nacional, incentivando a mobilidade e difusão internacional da cultura do Ceará.
O encontro pretende reunir diferentes representantes do ecossistema regional da Cultura com foco na difusão da arte produzida no estado. Na oportunidade, será feita uma explanação sobre a nova política cultural e as possibilidades de formatação de negócios e empreendedorismo no âmbito nacional e internacional. O coquetel de lançamento terá a apresentação do show “Canto da Jandaia – Um olhar sobre a música cearense”.
Fortalecendo a identidade cearense
“Com o Ceará Criativo, estamos preenchendo uma lacuna e ampliando os investimentos na cultura cearense, impulsionando a economia criativa e fortalecendo a identidade do nosso Estado. O lançamento dessa nova política marca um novo capítulo na história da Cultura do Ceará, oferecendo um mecanismo para conectar artistas, produtores e público. Essa nova plataforma acontece num momento importante de democratização da nossa cultura, estimulando as produções artísticas e promovendo a diversidade. O Ceará Criativo é a nossa vitrine para o mundo”, comentou a titular da Secult, Luisa Cela.
“O Ceará Criativo nasce como uma importante ferramenta de difusão e projeção nacional e internacional das artes e da cultura cearense. Por meio de ações formativas completas e com a construção de conexões mundo afora, o programa vai fomentar a economia criativa e também enriquecer a dimensão simbólica em torno do potencial da cultura produzida no Estado”, ressalta Paulo Feitosa, diretor do programa.
Plataforma gera articulações e novos negócios
Com uma metodologia dinâmica, focada em formação, circulação, comercialização e promoção dos produtos artísticos cearenses em âmbito nacional e internacional, o programa Ceará Criativo se organiza em três eixos: Plataforma de Formação, Plataforma de Negócios e Programa de Mobilidade Artística. As ações contemplam artistas de diferentes linguagens, como música, artes visuais, literatura, teatro, dança, circo e performance, visando alavancar a visibilidade das artes locais e valorizar o patrimônio cultural cearense.
Unindo música, literatura, artes visuais e artes cênicas, o Ceará Criativo irá contemplar artistas e grupos artísticos de linguagens diversas. O projeto se divide em três eixos: Plataforma de Formação, Plataforma de Negócios e Programa de Mobilidade Artística.
A plataforma de formação é destinada a ofertar capacitação e qualificação dos artistas por meio de consultorias e treinamentos especializados. Além disso, foca na promoção e visibilidade da cultura cearense em eventos de grande expressão, geração de emprego e renda no setor cultural e fortalecimento da identidade cultural no Ceará.
A plataforma de negócios funcionará como um escritório de atendimento permanente de suporte contínuo, realizando rodadas de negócios que conecta artistas a compradores e investidores. O eixo também promoverá missões diplomáticas e comerciais, para divulgar a cultura cearense no exterior e facilitar a participação em eventos culturais de grande visibilidade.
O programa de mobilidade artística está estruturado em duas estratégias: a chamada pública e a mobilidade induzida. A partir dessa iniciativa, a Secult apoiará artistas que já têm conexões prévias com eventos mundo afora, mas também promoverá acordos e projetos com instituições de grande relevância com o intuito de inserir artistas cearenses em grandes eventos internacionais.
Ações formativas
As atividades de formação vão contemplar 1.440 artistas, oferecendo consultorias especializadas com profissionais de renome do mercado cultural. Serão contemplados ainda um número ilimitado de alunos em formações online voltadas à comunicação, logística e negociação.
A iniciativa vai beneficiar 60 artistas e grupos com participação em rodadas de negócios e promoverá a circulação de 30 projetos artísticos em eventos nacionais e internacionais, com a previsão de assinatura de 40 acordos diplomáticos com diferentes países.
O Ceará Criativo é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em parceria com o Instituto BR, apoio do Hub Cultural Porto Dragão e produção executiva da Quitanda Soluções Criativas.
Serviço
Lançamento do Ceará Criativo
Quando: sexta, 22 de novembro, às 18 horas
Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, s/n – Centro)
Programação gratuita com confirmação de presença pelo e-mail plataformacearacriativo@gmail.com
Fonte: Governo do Estado do Ceará