João Pedro Guedes – Ascom Casa Civil – Texto
Estácio Jr. – Casa Civil – Fotos
Localizado no distrito Sítio Alegre, o Centro é o 21º construído pelo Estado
O governador Elmano de Freitas participou, nesta terça-feira (19), da entrega do Centro de Referência Assistência Social (Cras) Sandra Maria Magalhães, localizado no distrito Sítio Alegre, no município de Morrinhos. Com investimento de R$ 1,8 milhão, este é o 21º Cras do Estado e tem capacidade para atender 700 famílias com serviços, programas e benefícios socioassistenciais.
Elmano de Freitas reforçou a finalidade do equipamento de estar próximo àqueles que mais necessitam das políticas públicas. “O Cras aparece nesse cenário de nos ajudar a bater na porta dessas famílias que tanto precisam. Essa é uma estrutura importantíssima de diversas formas”, destacou o governador. Outras três unidades estão previstas para serem inauguradas nos municípios de Lavras da Mangabeira, Araripe e Chaval, chegando ao total de 24 Centros.
O chefe do Executivo Estadual completou que mais ações em prol do desenvolvimento econômico da região de Morrinhos chegarão em breve. “Quem conhece Sítio Alegre sabe do potencial daqui no setor têxtil. Então, digo para vocês que o polo industrial de Sítio Alegre vai ser feito para que possamos dar ainda mais empregos para o povo dessa região”, anunciou Elmano de Freitas.
Porta de entrada para o Sistema Único de Assistência Social (Suas), o Cras proporciona acesso a programas sociais, orientação e encaminhamentos, fortalecendo a política de proteção social.
Secretária da Proteção Social, Onélia Santana ressaltou a importância da chegada do Cras ao município. “Estamos entregando um equipamento muito importante, que tenho certeza que vai acolher bastante as famílias de Morrinhos. Quero agradecer imensamente ao nosso governador, que está não só dando continuidade às políticas públicas (já implementadas no estado), como também está ampliando para aqueles que mais precisam, cuidando das pessoas”, disse.
O recurso para a construção do Cras Sandra Maria Magalhães é fruto do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), ação financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo do Ceará. Na segunda fase do Proares III, prevista para iniciar no próximo ano, há o objetivo de construir 21 Cras.
A estrutura conta com salas de recepção e de espera; secretaria; coordenação; arquivo; sala de atendimento geral e individualizado; refeitório; palco externo e arquibancada.
Prefeito de Morrinhos, Jerônimo Brandão agradeceu todo o apoio do Governo do Estado para o crescimento da região. “Gostaria de agradecer ao Governo do Estado por esse Cras e por tudo que vem sido feito para o desenvolvimento de Morrinhos. O dia de hoje é um grande prazer, tenho certeza que esse equipamento irá servir muito para toda a comunidade e região de Sítio Alegre”, comentou.
As unidades ofertam ainda o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Para as famílias
Nascida e criada em Sítio Alegre, Maria Nair de Lima veio presenciar a chegada do Cras ao distrito. Feliz, ela tem certeza que o equipamento será benéfico. “Estou há 61 anos morando aqui. Somos uma família e sei que isso vai ajudar todo mundo, então estou bastante contente”, contou.
Ao lado de sua esposa Daiane e a pequena Maria Isis, filha do casal, Italo Nascimento ressaltou a chegada do equipamento. “Sei que o Cras chega para nos ajudar, facilitar a nossa vida, desde os pequenos até as famílias como um todo. Hoje é um dia feliz”, concluiu.
Fonte: Governo do Estado do Ceará