InícioCEARÁFórum de Finanças Responsáveis discute melhorias no acesso e qualidade da segurança...

Fórum de Finanças Responsáveis discute melhorias no acesso e qualidade da segurança dos sistemas financeiros digitais

Íkara Rodrigues – Governo do Ceará – Texto
Thiago Gaspar – Casa Civil – Fotos

O RFF foi criado em 2009 para promover o diálogo e a ação entre o setor privado, governos, profissionais, formuladores de políticas, acadêmicos e organizações de consumidores

Com a proposta de entender os desafios regionais do ponto de vista financeiro, o Grupo dos Vinte (G20) países com as maiores eonomias globais realizou, nos dias 1º, 02 e 03 de julho, em Fortaleza (CE), reuniões técnicas, visitas de campo e eventos paralelos ligados a Trilha de Finanças. A programação foi encerrada com uma agenda organizada em parceria com o Fórum de Finanças Responsáveis (RFF, sigla em inglês).

Entre os principais temas discutidos pelo grupo, foram priorizados: a melhoria do bem-estar financeiro dos consumidores, a confiança da população na economia digital e melhorias da Infraestrutura Pública Digital (DPI, sigla em inglês). “Embora haja muito entusiasmo e otimismo em relação a DPI e sua capacidade de trazer acesso para os menos favorecidos, houve uma discussão robusta sobre os seus riscos e como podemos garantir que salvaguardas adequadas sejam implementadas à medida que os sistemas DPI se expandem em todo o mundo”, destacou Payal Dalal, vice-presidente-executivo de Programas Globais do Mastercard Center para Crescimento Inclusivo e participante do encontro paralelo do RFF em Fortaleza.

A escolha do Ceará como centro do debate se deu pelo seu contexto socioeconômico e por ter em seu território casos bem sucedidos de inovação no tocante a inclusão financeira. Como parte da programação em Fortaleza, representantes do fórum global e do RFF realizaram uma visita imersiva de aprendizagem ao Banco Palmas, no Conjunto Palmeiras, na última terça-feira (2).
().

“A reunião do RFF foi pensada para oferecer uma variedade de sessões, incluindo apresentações de pesquisas, discussões participativas e uma visita imersiva. A visita ao Banco Palmas – um banco comunitário local de Fortaleza, nos ofereceu insights valiosos sobre a entrega de serviços financeiros de última ponta”, comentou Nataša Goronja, diretora-geral do Centro para Inclusão Financeira.

O que é o RFF

O RFF foi criado em 2009 para promover o diálogo e a ação entre o setor privado, governos, profissionais, formuladores de políticas, acadêmicos e organizações de consumidores, com o objetivo de abordar questões críticas na abordagem de lacunas na proteção ao consumidor e melhorar os resultados para pessoas de baixa renda e vulneráveis. Em Fortaleza, o grupo se reuniu em uma agenda paralela a programação da Trilha de Finanças do G20.

Após as discussões realizadas nos últimos dias, o grupo definiu como pontos principais: uma colaboração mais estreita e de aprendizado entre os participantes; co-inovação entre os setores; e a continuidade de temas mais urgentes, como a qualidade da inclusão da população que ainda não tem acesso ao sistema bancário.

“O RFF é uma oportunidade de nos reunirmos, aprendermos e compartilharmos experiências. Ele reúne um grupo diversificado de profissionais, legisladores e defensores dos consumidores para ver como esses modelos funcionam — e como podem funcionar melhor”, explica Michael Schlein, presidente e CEO da Accion.

Ceará no G20

Em sua segunda passagem pelo Ceará, a programação do G20 também trouxe uma nova rodada de discussões dentro da Trilha de Finanças, desta vez coordenada pelo Banco Central do Brasil, em parceria com o Ministério da Fazenda. Entre os dias 01 e 03 de julho, Fortaleza recebeu discussões envolvendo a Parceria Global para Inclusão Financeira. O governador Elmano de Freitas participou da abertura dos trabalhos.

Além das agendas técnicas, o grupo teve uma vivencia cultural e gastronômica na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, um equipamento do Governo do Ceará, na última segunda-feira (1º). A visita teve o objetivo de apresentar as autoridades de todo o globo a diversidade cultural, social e regional que compõe o Estado.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA