InícioCEARÁEstudantes cearenses apresentam o Programa Nacional de Alimentação Escolar a representantes do...

Estudantes cearenses apresentam o Programa Nacional de Alimentação Escolar a representantes do G20

Íkara Rodrigues – Governo do Ceará – Texto
Helene Santos – Casa Civil – Fotos

Um grupo de 40 alunos, foi composto por representantes da escola Jaime Alencar de Oliveira e estudantes do Centro Cearense de Idiomas (CCI) e da Escola Bilíngue Visconde do Rio Branco, recebeu a comitiva

Estudantes de escolas públicas cearenses recepcionaram representantes de 10 países do G20, nesta quinta-feira (31), em um almoço na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime Alencar de Oliveira, em Fortaleza (CE). Liderados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, autoridades e ministros estrangeiros tiveram a oportunidade de degustar e conhecer na prática o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Hoje nós tivemos a oportunidade de trazer os ministros e ministras de delegações do mundo inteiro para visitar uma escola de tempo integral, onde eles tiveram a oportunidade de almoçar com os alunos conversando em inglês e em espanhol. Também mostramos que o Brasil tem o maior programa nacional de alimentação escolar do mundo e reforçamos a importância da alimentação escolar para a educação. Foi um momento também para os países conhecerem um pouco das políticas de escola de tempo integral e escolas profissionalizantes”, destacou o ministro Camilo Santana.

O grupo de 40 alunos, que recebeu a comitiva, foi composto por representantes da escola Jaime Alencar de Oliveira e estudantes do Centro Cearense de Idiomas (CCI) e da Escola Bilíngue Visconde do Rio Branco. Os estudantes foram selecionados a partir do interesse individual e também do conhecimento em línguas estrangeiras.

“A ideia foi colocar os alunos para apresentar o PNAE às delegações do G20. Eles falaram sobre a experiência deles de terem três refeições por dia, uma cozinha industrial dentro da escola e sobre os cardápios que os atendem com refeições balanceadas e que seguem suas necessidades nutricionais”, explica o diretor escolar Kamillo Silva.

De acordo com o professor de inglês, Alisson Gomes, além das aulas regulares, o grupo de alunos também participou de três workshops de preparação para o G20, nos quais tiveram orientações sobre um modelo mais focado na conversação e em escolhas linguísticas mais adequadas para o diálogo com os chefes de estado. “Foram vivências voltadas para que eles se sentissem preparados tanto nas questões linguísticas, como também na sua performance de comunicação com o outro”, explica o professor.

Kauê Alves, de 16 anos, cursa o 2º ano da Escola Bilíngue Visconde do Rio Branco. Para ele, a experiência com lideranças de outros países vai reforçar a sua futura jornada como programador. “Eu pretendo seguir carreira na Engenharia de Software e quero tentar oportunidades no exterior, porque esse ramo dá abertura para tentar vagas em outros países. E para isso, o inglês é um requisito básico. Um evento como esse no meu currículo, acredito que, além de agregar muito, vai me ajudar com meus planos profissionais”, conta o estudante.

Mariane da Silva Araújo, de 17 anos, é estudante do quinto semestre de Inglês do CCI. De acordo com ela, a conversação com pessoas de outros países em inglês é uma experiência única, que poucos alunos têm a oportunidade de ter. “Fiquei muito feliz com o convite. É uma oportunidade para expandir nosso conhecimento e melhorar a nossa fluência na língua inglesa. Graças à minha escola, consegui fazer a seleção e ingressar no CCI, gratuitamente, para poder aprender inglês e estar aqui hoje”.

João Lucas é estudante do curso de Multimídias da Escola Jaime Alencar de Oliveira e aluno do CCI. Aos 17 anos, a expectativa dele é que o encontro com os delegados do G20 seja a primeira de muitas experiências práticas com o inglês. “Hoje, pra mim, é como se eu tivesse fazendo uma viagem e tivesse a oportunidade de conversar com pessoas de fora. Foi uma experiência para me dar maior tranquilidade quanto ao meu inglês”. Para Débora de Paula, de 15 anos, a vivência também é uma oportunidade para que os representantes dos outros países conheçam um pouco do que é praticado no Ceará. “Foi uma experiência riquíssima pra gente e também para eles, para eles conhecerem um pouco do que temos de bom e que vivenciamos aqui”.

G20 no Ceará

O G20 no Ceará iniciou no último dia 29 de outubro e segue até 2 de novembro. Durante o período, o estado receberá, mais uma vez, reuniões técnicas e ministeriais do G20 (29 a 31 de outubro) e, em seguida, o Global Meeting Education (31 de outubro a 2 de novembro), evento promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As duas ações têm o Governo do Estado do Ceará como parceiro na realização.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA