InícioCEARÁEnvelhecimento e qualidade de vida: grupo de pessoas idosas participa de programação...

Envelhecimento e qualidade de vida: grupo de pessoas idosas participa de programação especial alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

Gabriela Vieira – Ascom Sedih – Texto
Beatriz Belchior – Sedih – Fotos

Promover o envelhecimento com dignidade é sinônimo de possibilitar uma vida saudável, ativa e com os direitos garantidos às pessoas idosas. É com esse foco que a Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas da Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih) tem construído ações para essa população.

Na última terça-feira (1/10), Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Sedih promoveu ação especial alusiva à data, com cerca de 140 pessoas idosas do Instituto de Arte e Cidadania (IAC). Elas participaram de uma manhã de atividades lúdicas, atendimentos de saúde e orientações da equipe multidisciplinar, em uma parceria da Sedih com o IAC e o Instituto Olhar.

“Estamos comemorando esse dia com uma série de atividades, além de orientação caso seja identificado algum caso de violência contra a pessoa idosa. Temos uma política pública forte e eficiente, que não só ampara e presta assistências a esse público, mas que está junto incentivando o protagonismo da pessoa idosa em todos os espaços”, afirma Vyna Leite, coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas Idosas da Sedih.

O grupo que esteve na ação participa do projeto EnvelheSer Ativo, executado com recursos do Fundo Estadual do Idoso (FEICE). Vinculado à Sedih, o Fundo financia iniciativas socioassistenciais voltadas à garantia de direitos e promoção da autonomia, integração e participação na sociedade das pessoas idosas. Com esse recurso, sociedade civil e governo atuam de forma conjunta na entrega de serviços à população.

A supervisora do projeto, Ingrid Massuco, pontua o quanto essa tipo de iniciativa é relevante: “Essa é a segunda edição do projeto EnvelheSer Ativo e essa ação a gente já faz há três anos, sendo um momento muito importante para relembrar e reafirmar os direitos das pessoas idosas, mas também para socializar essas pessoas”.

Com 75 anos de idade, Mercês Lima Braga é uma das participantes do projeto e celebra o dia de atividades e as amizades construídas. “Essa amizade que a gente tem aqui levantou muito a gente. Eu fui a pessoa que teve depressão e hoje eu me considero uma pessoa bem satisfeita, cheia de vida. Porque foi aqui que eu encontrei essas meninas que acolhem a gente. Quando eu imaginei que um dia eu ia chegar onde eu cheguei?! Com essa vida maravilhosa, essa maneira de viver com essa ocupação que a gente tem aqui. Este dia não tem dinheiro que pague para nós, que temos essa idade”, comemora.

Marilena Braga (62) participa do projeto com a mãe, Irene Braga (81), e aponta a alegria que é viver os dias com atividades voltadas às pessoas idosas. “Estar aqui juntas é o que reforça a gente, eu e minha mãe, numa outra família. Não é só porque hoje é o dia da pessoa idosa, mas todo dia é uma festa. A alegria de cada uma, o sorriso de cada uma, aquela dor que fica esquecida. Você fica maravilhado com o que acontece aqui”, diz.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA