InícioCEARÁEmbarques com bicicleta na Linha Nordeste são quase 50% do total de...

Embarques com bicicleta na Linha Nordeste são quase 50% do total de integrações

Ascom Metrofor – Texto
Romário Pinheiro – Metrofor – Foto

Em seu primeiro ano de integração com bicicletas, a Linha Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe) registrou 8,3 mil embarques com bikes. A marca foi registrada entre março de 2023 e março de 2024. Esse número corresponde a 47% de todos os 17,7 mil embarques integrados que o Metrofor realizou em Fortaleza e cidades vizinhas, desde que o serviço começou a funcionar, em agosto de 2022.

A integração com bicicletas consiste na possibilidade que o passageiro e a passageira têm de embarcar nos trens do Metrofor levando sua bicicleta – nos horários permitidos. Dessa forma, ele ou ela não precisam usar carros, motos ou ônibus para chegar à estação mais próxima de sua casa; e também não precisam de transporte motorizado após desembarcarem em suas estações de destino. O percurso é complementado – na ida e na volta – pela bicicleta.

Das três linhas de transporte sobre trilhos em Fortaleza e cidades vizinhas, as duas maiores – em número de estações e de passageiros – estão de portas abertas para o embarque com bicicleta. A Linha Sul, com 20 estações, inaugurou o serviço em agosto de 2022 e, até o final de fevereiro, somou 9,4 mil embarques integrados, ou 53% do total; e a Linha Nordeste, com 11 estações, somou 8,3 mil – 47% do total. Em breve, a Linha Oeste – que liga Fortaleza a Caucaia – também terá o embarque com bicicleta disponível à população.

“Considerando as duas linhas, o Metrofor conta com 31 estações e 37 quilômetros de percurso sobre trilhos integrados com bicicleta, ampliando significativamente as possibilidades de transporte dos ciclistas, criando novas rotas e estimulando o uso de um transporte mais sustentável para o meio ambiente. Isso, de forma gratuita, pois não há cobrança adicional para o transporte da bicicleta”, comenta Plínio Araújo, Gerente de Estações e Segurança Operacional.

Regulamento

Para garantir as condições de segurança, a empresa implantou sinalização em todas as estações, treinou funcionários e disponibilizou um regulamento para a utilização do serviço. Os horários permitidos são de 9h às 15h e de 20h até o final do dia, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o embarque de bikes é permitido a partir das 15h até o final do expediente operacional.

Não é permitido andar de bicicleta dentro dos trens e estações, nem transportar bike nos elevadores e escadas rolantes. Dentro das instalações do Metrofor, a bicicleta deve sempre ser empurrada. Nas plataformas, está sinalizada a porta de embarque específica para as bicicletas. O limite máximo é de quatro bicicletas por viagem.

>>> Leia aqui o regulamento completo

Linha Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe)

A Linha Nordeste registra por dia 14,3 mil embarques, em média. O funcionamento é de 5h30 até por volta de 23h. Os horários exatos das partidas em cada estação podem ser consultados em metrofor.ce.gov.br/horarios. O embarque é gratuito.

A linha possui 11 estações para embarque e desembarque, em um trajeto de 13,2 Km de trilhos, que atendem a dezenas de bairros populosos da capital cearense. A via liga a Parangaba ao bairro do Mucuripe, e opera com Veículos Leve sobre Trilhos (VLT), movidos a diesel.

Serviço:

Embarque integrado com bicicletas
De segunda a sexta-feira, de 9h às 15h e de 20h até o encerramento. Aos sábados, de 15h até o encerramento. 4 bicicletas por viagem. Tarifas: Linha Sul: R$ 3,60 (inteira) e R$ 1,80 (meia). VLT: gratuito. Não é cobrado valor adicional pelo embarque com bicicleta

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA