InícioCEARÁEmaterce realiza entrega de declarações para certificação orgânica

Ematerce realiza entrega de declarações para certificação orgânica


O Grupo de Agroecologia, da Gerência de Apoio Técnico (Geate) da Ematerce, realizou, na última terça-feira (8), no município de Baturité, reunião para entrega de Declarações de Organização de Controle Social (OCS) a 22 Agricultores Familiares, com a finalidade de garantir aos consumidores a procedência de um produto orgânico proveniente da Agricultura Familiar.

O encontro foi coordenado pelo técnico da Geate Sidônio Vieira, quando foram constituídos 3 OCs, das comunidades de Candeias, Açudinho e Correntes, proporcionando segurança alimentar e nutricional para as famílias envolvidas. O grupo é formado, também, pelos técnicos Fernanda Aquino e Zilval Fonteles.

De acordo com Sidônio Vieira, com essa declaração os agricultores vão poder comercializar seus produtos nas feiras e também para as políticas públicas do PPA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). “Com esse documento, há um acréscimo de 30% no valor dos produtos comercializados”, reforça Sidônio, complementando que a produção de alimentos saudáveis está ganhando cada vez mais adeptos no seio da sociedade e o mercado encontra-se favorável a essa demanda, que só cresce em virtude da qualidade e conscientização dos consumidores que procuram alimentos limpos e saudáveis para seu consumo e de sua família.

O evento ocorreu na sede IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), onde uma parte do encontro aconteceu de forma virtual e outra presencial, sendo realizada uma capacitação sobre cooperativismo e associativismo com os técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Parcerias

Destaca-se que o trabalho realizado é uma parceria entre SDA, Ematerce, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, IFCE de Baturité, Secretaria de Agricultura de Baturité e Fundação Cultural Educação Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema).

A capacitação dos agricultores foi realizada pela Ematerce em dois módulos de forma virtual, onde na oportunidade foram detalhados todas as normas que envolvem a certificação orgânica participativa e o compromisso de cada membro da OCS dentro do contexto agroecológico.

As feiras orgânicas em Baturité serão iniciadas quando da liberação pelos órgãos competentes para que possam funcionar abertamente ao público.

Fonte: Governo CE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA