InícioCEARÁEm parceria com IICA e MDA, SDA promove 2ª jornada formativa com...

Em parceria com IICA e MDA, SDA promove 2ª jornada formativa com cooperativas da agricultura familiar

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) promove nesta sexta-feira, 7 de junho, a partir das 9h, a 2ª oficina da Jornada Formativa da Agricultura Familiar. Com público-alvo formado pelas cooperativas da agricultura familiar apoiadas pelas políticas da secretaria, a oficina vai contar com as participações do secretário nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Wanderley Ziger, e do consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Wilson Dias.

A jornada tem como tema “Agregar valor e acessar mercados”. Nesta segunda edição, a oficina vai trabalhar o acesso a políticas públicas, viabilidade e regularidade de empreendimentos associativos e cooperativos da agricultura familiar e economia solidária. Além da SDA, foram convidados representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fetraece), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB Ceará), da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes Ceará), do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST Ceará) e da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL Ceará).

De acordo com a coordenadora de de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece) da SDA, Regma Queiroz, a jornada visa se constituir como um espaço de formação permanente para dirigentes e técnicos das organizações representativas da agricultura familiar e economia solidária do estado, e também da própria SDA. “A ideia é estimular lideranças e gestores de associações e cooperativas, assim como demais interessados, a discutir, trocar experiências e ampliar conhecimentos na área de acesso a mercados para os produtos originários destas organizações empreendedoras”, afirma.

A primeira oficina aconteceu em novembro, com participação de 20 cooperativas e abordou o mercado privado, com desafios e oportunidades. Foram ministrados quatro painéis, com relatos de experiências cearenses e o objetivo de refletir a respeito das boas práticas e das dificuldades enfrentadas pelas organizações. “As palestras são seguidas de debates para ajudar todos a refletir e compreender este universo, que tanto inquieta os gestores de políticas públicas e instituições”, afirma Wilson Dias.

De acordo com o consultor do IICA, a oficina trouxe também experiências bem sucedidas de outros estados para conhecer como foram conduzidos projetos como o São José e Paulo Freire. “Estas duas iniciativas muito têm investido nas associações e cooperativas do Ceará, no apoio à dinamização das suas atividades econômicas e para que coloquem seus produtos nos mercados, transformando-se em renda para as famílias que vivem no campo”, afirmou a coordenadora da Codece, Regma Queiroz.

Confira a programação da 2ª oficina da Jornada Formativa

9h30min – Painel 1: Experiências das Organizações do Estado de como tem sido o acesso às principais políticas públicas para a agricultura familiar e como tem apoiado ou feito a análise de viabilidade dos empreendimentos associativos e cooperativos (15 minutos por experiência).

• Experiências das cooperativas/associações vinculadas à OCB
• Experiências das cooperativas/associações vinculadas à UNICAFES
• Experiências das cooperativas/associações vinculadas ao MST
• Experiências das cooperativas/associações vinculadas à UNISOL

10h30min – Painel 2: Perspectivas para o aprimoramento e para a ampliação do acesso dos Agricultores Familiares do Nordeste e suas Organizações Associativas e Cooperativa às principais políticas públicas sob a responsabilidade da Secretaria Nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA).

Vanderley Ziger – Secretário Nacional de Agricultura Familiar do MDA

11h10min – Esclarecimentos e debate

11h40min – Painel 3: A tríade “acesso a políticas públicas, investimentos nos projetos e ações de apoio”, como requisito fundamental para a viabilidade dos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária.

Wilson Dias – Consultor do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola – IICA

12h10min – Esclarecimentos e debate

12h40min – Intervalo para o almoço

14h – Painel 4 – O Plano de Negócio prospectivo, indutivo e participativo para além da análise de viabilidade técnica e econômica, desde a base de produção até o mercado.

Wilson Dias – Consultor do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola – IICA

14h40min – Esclarecimentos e debate

15h30min – Painel 5 – Agroindústria Comunitária em Rede, Empreendimentos âncoras e vinculados como estratégia não convencionais de organização de uma cadeia de valor em um município ou território.

Wilson Dias – Consultor do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola – IICA

16h – Esclarecimentos e debate

16h30min – Painel 6 – Autorização para o funcionamento, inspeção e certificação para o funcionamento de um empreendimento agroindustrial de produtos de origem animal e vegetal.

Wilson Dias – Consultor do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola – IICA

17h – Esclarecimentos e debate

17h30min – Levantamento de sugestões de temas para as próximas oficinas da Jornada

Regma Queiroz de Vasconcelos – Coordenadora da CODECE.

17h40min – Encerramento

Moisés Braz Ricardo – Secretário do Desenvolvimento Agrário.

Marcos Jacinto de Sousa – Secretário Executivo do Desenvolvimento Agrário e Coordenador Geral da Jornada Formativa.

Taumaturgo Medeiros dos Anjos Júnior – Secretário Executivo do Planejamento e Gestão Interna.

Irineuda Monte Lopes – Secretária Executiva do Fomento Produtivo e Agroecologia.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA