InícioCEARÁDissertação de mestrado de pesquisador ligado ao programa Cientista Chefe recebe premiação...

Dissertação de mestrado de pesquisador ligado ao programa Cientista Chefe recebe premiação internacional

Com a contribuição do trabalho no Cientista Chefe de Infraestrutura Viária, da Funcap, a dissertação do mestrando Lucas Sassaki Vieira, da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi condecorada pelo 9º Prêmio Cátedra Abertis de Pesquisa em Mobilidade Sustentável no Brasil. Organizada pela Abertis, um dos principais grupos internacionais em gestão de rodovias e serviços de mobilidade, a premiação tem o objetivo de promover a formação, a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no planejamento e na operação de transportes.

No seu mestrado em Engenharia de Transportes no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (Petran), da UFC, Lucas desenvolveu a pesquisa cujo título é “Influence of moisture damage on fatigue cracking of asphalt binders, aggregate-binder interface, and mixtures” (em português, “Influência dos danos causados pela umidade no trincamento por fadiga de ligantes asfálticos, interfaces agregado-ligante e misturas asfálticas”). Ele teve orientação dos professores Jorge Soares da UFC (que também é diretor de inovação da Funcap e Cientista Chefe de Infraestrutura Viária do Estado do Ceará) e Juceline Bastos do IFCE.

Nesse período, o pesquisador participou do subprojeto 2 “Ferramentas de avaliação de qualidade de rodovias do estado do Ceará com vistas à transparência no serviço público e à eficiência governamental”, do Cientista Chefe de Infraestrutura. “Este projeto foi fundamental para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, pois possibilitou minha contribuição em um projeto relevante para o Estado, a cooperação com pesquisadores de diferentes instituições, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul”, afirma Lucas.

Além do prêmio nacional de melhor dissertação, a boa notícia é que a pesquisa ganhou a premiação internacional do grupo Abertis, que envolve mais seis países: Espanha, França, Porto Rico, Chile, México e Itália. Um dos principais benefícios dos estudos é trazer mais conhecimento sobre os efeitos da umidade sobre o asfalto. Esse problema representa um dos maiores desafios para o material, por causar trincas e reduzir a vida útil dos pavimentos.

“Este prêmio da iniciativa privada da área de infraestrutura por meio da Fundação Abertis, que é ligada a uma importante concessionária internacional, representa a sinalização de que estamos, no nosso grupo do Ceará, realizando pesquisas de alto nível no que se refere à compreensão de fenômenos e que o avanço de conhecimento correspondente pode ser transferido para o uso prático. Isso nos anima para o grande desafio que é unir ciência e aplicação”, ressalta o professor Jorge Soares.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA