InícioCEARÁDireitos das pessoas com deficiência são debatidos em Comitê integrado por representantes...

Direitos das pessoas com deficiência são debatidos em Comitê integrado por representantes de diversas setoriais do Governo do Ceará

Gabriela Vieira – Ascom Uece – Texto
Ascom Sedih – Fotos

Com a realização da primeira reunião do Comitê Intersetorial de Governança dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CIGDPD), o Governo do Ceará deu mais um passo na consolidação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência nessa segunda-feira (26). Coordenado pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), o encontro é uma continuidade do trabalho realizado em torno do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Novo Viver Sem Limite.

O Comitê conta com representações de diversas setoriais e esteve reunido no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Na reunião foram debatidas as especificidades do Novo Viver sem Limite, além de possibilidades de ações comuns entre as secretarias e o estabelecimento de pontos focais em cada Secretaria para o Comitê Executivo do Plano.

Instituído em 2023, o Novo Viver Sem Limite é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e terá duração de quatro anos, passando por revisão anual. O Plano atua em quatro eixos: gestão e participação social; enfrentamento ao capacitismo e à violência; acessibilidade e tecnologia assistiva; promoção do direito à educação, à assistência social e à saúde, e de outros direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Além de se tornar o 5º Estado a aderir ao Plano Nacional, o Ceará também terá política estadual direcionada às pessoas com deficiência. Esse avanço tem como objetivo garantir, por meio da integração e da articulação intersetorial, o exercício pleno e equitativo dos direitos da pessoa com deficiência. A Política da Pessoa com Deficiência do Estado do Ceará foi elaborada pelo Governo do Ceará, por meio da Sedih, e aprovada na Assembleia Legislativa no dia 16 de julho deste ano.

“Várias secretarias têm ações voltadas para pessoas com deficiência e é de grande importância o que aconteceu na manhã de hoje: o compromisso generalizado. Vamos trabalhar com essa parceria forte para termos uma política estadual muito forte, muito importante, e para que o nosso estado parta na frente em respeito à essa temática”, afirmou a secretária Socorro França, durante a reunião do Comitê.

Participaram representando as setoriais que integram o Comitê, além da secretária Socorro França: a secretária da Saúde, Tânia Mara Silva Coelho; o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro; o secretário do Trabalho, Renan Ridley; a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; o secretário-executivo da Secretaria da Proteção Social, Paulo Guedes; o secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Pereira; o secretário-executivo da Secretaria da Educação, Helder Nogueira; e a representante da secretaria das Cidades e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da pessoa com Deficiência (CEDEF), Mariana Rêgo.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA