InícioCEARÁDetran-CE realiza ação educativa alusiva aos 16 anos da Lei Seca durante...

Detran-CE realiza ação educativa alusiva aos 16 anos da Lei Seca durante jogo Fortaleza x Grêmio na Arena Castelão

Ascom Detran – Texto e Fotos

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) realizou, na noite dessa quarta-feira (19), uma ação educativa alusiva aos 16 anos da Lei Seca para torcedoras que prestigiaram a partida entre Fortaleza e Grêmio, válida pela Série A do Campeonato Brasileiro e realizada na Arena Castelão. As atividades contaram com a parceria da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte) e alcançaram, em média, 600 pessoas.

Na ocasião, foram realizadas oficinas com os óculos que simulam estado de embriaguez para pedestres e condutores, além da distribuição de brindes e materiais educativos. Agentes e educadores de trânsito do Detran-CE também passaram orientações ao público sobre segurança viária, direção defensiva e uso correto de equipamentos de segurança em veículos automotores.

O funcionário público Jeymson Xavier, que participou das dinâmicas, reconheceu a importância do trabalho e deixou sua mensagem: “A impressão é que a gente consegue ultrapassar os obstáculos mesmo com dificuldade, mas é aí que está o perigo. A sensação de conseguir é o que pode matar no trânsito. Então se beber, não dirija”, disse.

“Acho extremamente importante esse trabalho, porque iniciativas como essa ajudam a evitar acidentes e outras adversidades no trânsito. Dá para perceber que a pessoa não tem a mínima condição de dirigir alcoolizada”, também explicou Giulia Ramalho, estudante de medicina.

Sobre a Lei Seca

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo sob efeito de álcool ou drogas é classificado como infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Além disso, a recusa ao teste do bafômetro não livra o motorista das punições referentes à Lei Seca e previstas no CTB.

A autuação também implica na retenção do veículo e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ressaltando, também, que o limite de tolerância é zero, para a quantidade de álcool encontrada no organismo, já que há perda das capacidades psicomotoras, ao se ingerir tais substâncias.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA