InícioCEARÁCRD reforça rede de apoio a famílias da Praia do Futuro com...

CRD reforça rede de apoio a famílias da Praia do Futuro com atendimento psicossocial

Carolina Parente – Ascom SPS – Texto
Mariana Parente – SPS – Fotos

Ação direcionada aos moradores da ocupação Vista Para o Mar foi realizada em parceria com a organização O Pequeno Nazareno

A Secretaria da Proteção Social (SPS) realizou uma ação de atendimento psicossocial voltada para os moradores da ocupação Vista Para o Mar, localizada na Praia do Futuro, na manhã desta quarta-feira (6). No Centro de Referência sobre Drogas (CRD), endereçado no Mucuripe, a iniciativa reforçou o compromisso de apoio a famílias em situação de extrema vulnerabilidade. A ação aconteceu em parceria com a Organização da Sociedade Civil O Pequeno Nazareno.

Zélia de Paulo do Nascimento foi uma das participantes e levou seus dois filhos, Lucas e João Vítor, para renovar a documentação da família. Ela também aproveitou a oportunidade para receber atendimento psicológico.

“O simples fato de poder conversar com alguém sem se sentir julgada é um grande alívio, ajuda a encarar o dia a dia e vencer a vida com meus meninos, especialmente com Lucas, que tem Síndrome de Down”, compartilha Zélia. “Desabafar com a psicóloga me dá forças para lidar com as necessidades do mais velho, que se estressa mais fácil. Essa ajuda faz toda a diferença”, completa.

Flaviana Ribeiro, coordenadora do acompanhamento psicossocial do Pequeno Nazareno, destacou a importância da ação para fortalecer o vínculo entre as famílias e os serviços de apoio social oferecidos pelo CRD. “Nosso objetivo é criar um espaço onde essas famílias se sintam vistas e ouvidas, proporcionando um atendimento que vai além do básico, oferecendo um suporte integral e acolhedor”, afirma Flaviana.

Ela destaca que o acesso a serviços sociais e de cidadania pode ajudar a transformar a rotina de quem vive em condições de vulnerabilidade. “Ter um documento em mãos e ser visto pela sociedade permite que essas pessoas tenham acesso a benefícios sociais, educação, saúde e oportunidades de trabalho”, explica Flaviana.

A participação da equipe do Centro de Referência sobre Drogas reafirmou o compromisso de construir uma rede de suporte contínuo, assegurando que as famílias recebam o acompanhamento necessário.

Segundo Andréa Moraes, coordenadora do CRD, a ação será repetida para atender toda a demanda da comunidade. “São muitas pessoas precisando de apoio, e com a parceria da OSC, organizaremos novas viagens para garantir que o CRD possa atender quem necessita,” afirmou.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA