Rafaela Leite – Ascom SPS – Texto
Mariana Parente – SPS – Fotos
O protagonismo infantil ganha força e voz no Ceará. Na próxima quinta-feira (10), os Complexos Sociais Mais Infância realizam as eleições para os novos Comitês da Infância. Compostos por crianças de seis a onze anos de idade, os Comitês são espaços que ampliam e fortalecem a participação infantil nos Complexos Sociais, com ideias e sugestões de projetos e serviços para melhorar o atendimento das unidades. Esta é a segunda vez que a ação é realizada.
No Complexo do João XXIII, em Fortaleza, 23 candidatos pleiteiam as vagas como representantes do Comitê, que atua de forma consultiva nas decisões do espaço. Entre eles está Maria Isabella (9), que traz diversas propostas, na busca de sua reeleição.
“O Comitê foi minha primeira experiência participando de uma posição de liderança, e o primeiro ano foi muito legal e muito marcante. Das minhas propostas foram realizadas várias atividades, construíram o teto da quadra e o ar condicionado da sala de dança”, lembra. “Pretendo continuar no comitê porque gosto de participar das atividades em grupo, me envolver mais com o Complexo, e é muito importante para ter as nossas opiniões, para trazer mais coisas”, afirma.
Pedagoga da célula de gestão dos Complexos Mais Infância, Tereza Cáritas explica que a proposta é estimular a consciência cidadã das crianças, e lhes desenvolver novas habilidades, para que contribuam, efetivamente, no processo decisório dos equipamentos que representam. “ O objetivo maior é que eles tenham voz e vez, que eles falem, que possam ser escutados”, ressalta a pedagoga.
Protagonismo infantil
Quem também integra o corpo de candidatos, nas eleições 2024, é a pequena Valentina Campos, que aos seis anos de idade já concorre ao seu primeiro cargo no Comitê. “Eu me interessei pelo Comitê porque eu queria conversar, falar, mostrar tudo o que eu sabia. Acho que o Comitê é importante para as crianças continuarem se motivando, para conseguir mais coisas legais para melhorar o Complexo, ter mais salas ainda, para mais crianças virem”, afirma.
Os comitês são compostos por 18 crianças, sendo 12 titulares e seis suplentes, todas voluntárias e residentes da comunidade local. No total, 919 crianças, de seis a onze anos de idade, devem participar do processo eleitoral na unidade do João XXIII, votando em candidatos de suas respectivas faixas etárias.
As eleições são realizadas anualmente, e contam com processo de candidatura, campanhas, apresentação das propostas, votação e apuração. O processo é seguido pela cerimônia de posse.
Em sua candidatura para o segundo mandato, João Guilherme (11) reforça a importância do Comitê para uma escuta ativa das demandas e necessidades das crianças, já que são eles quem mais estão envolvidos nas atividades e brincadeiras diárias. “Estamos todos os dias brincando com o pessoal, e a gente fica ouvindo o que eles querem, o que eles gostam. Já a maioria do pessoal que coordena, ou que podem mandar fazer as coisas, não tem todo esse contato. Aí a gente consegue conversar lá, falar o que o pessoal quer, e sempre possibilitar o máximo do lazer”, explica.
Ele conta que seu interesse pela política e por cargos de liderança só vem crescendo com a experiência. “Eu sempre achei interessante. Às vezes eu via na TV, passava no jornal… Aí quando eu fui lá para a Assembleia Legislativa, eu pensei ‘nossa, é tão legal você poder ajudar o povo…’. No meu primeiro mandato, eu aprendi a cuidar do povo, ser um bom representante, me socializar com o pessoal e tentar ser um bom exemplo. Por isso vou tentar me candidatar de novo e trazer várias propostas”, completa.
Representatividade na infância
Ao longo de seus mandatos, as crianças do Comitê realizam plenárias e reuniões quinzenais, além de opinar em decisões de eventos e temáticas trabalhadas nos equipamentos.
Para participar, as crianças devem ter idade entre seis e 11 anos; ter 70% de presença e pontualidade nas atividades dos Complexos Mais infância, comprovar estar matriculado e frequentando a escola, manter o cartão de vacinação atualizado; bem como respeitar os beneficiários, instrutores e demais técnicos e zelar pelo ambiente e equipamentos da Unidade.
Eleições 2024
As inscrições para as eleições de 2024 aconteceram de 9 a 20 de setembro. As campanhas estão sendo realizadas desde o dia 23 de setembro, e seguem até a próxima terça-feira (8). Durante o período, os candidatos apresentam suas propostas e tentam angariar votos.
A eleição será realizada no dia 10 de outubro, de 8 às 17h, em cada Complexo. A divulgação dos novos comitês será realizada no dia 14 de outubro, com posse a ser definida posteriormente.
Fonte: Governo do Estado do Ceará