InícioCEARÁComitê coordenado pela Sedih se reúne para fortalecer os direitos das pessoas...

Comitê coordenado pela Sedih se reúne para fortalecer os direitos das pessoas com deficiência no Ceará

Após aderir ao Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o Ceará segue dialogando para avançar com as políticas públicas para essa população. Na quinta-feira (3), o Comitê Intersetorial de Governança dos Direitos da Pessoa com Deficiência se reuniu para debater o andamento das metas do Novo Viver Sem Limite.

A reunião aconteceu na Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih), em Fortaleza. Presidido pela Sedih, o Comitê conta também com outras nove secretarias estaduais: Ciência, Tecnologia e Educação Superior; Cidades; Cultura; Educação; Esporte; Proteção Social; Saúde; Segurança Pública e Defesa Social; e Trabalho.

O objetivo do encontro foi mapear as ações que estão sendo executadas pelas setoriais, para desenhar a elaboração de novos projetos, a partir do que está definido no Plano Nacional. Com base nesse diagnóstico, o Comitê irá consolidar um panorama com as diretrizes estabelecidas, com foco em sanar o capacitismo e promover acessibilidade social, arquitetônica e atitudinal em todo o estado.

“A política de atenção às pessoas com deficiência é parte fundamental da Secretaria dos Direitos Humanos, com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e também com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDEF). Mas essa pauta é transversal e precisa ser trabalhada coletivamente. É isso que estamos fazendo nesse Comitê”, afirmou a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.

A secretária executiva dos Direitos Humanos, Raquel Andrade, reforçou a importância do compromisso coletivo. “Nosso desafio e intuito com esse trabalho é que essa agenda tenha reconhecimento. Desenvolver uma cultura institucional inclusiva dentro das nossas secretarias demonstra o comprometimento do Governo com essa pauta não só a nível estadual mas também nacional”, pontuou.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA