InícioCEARÁCom valorização da culinária popular, Festival Ceará Sem Fome acontece no dia...

Com valorização da culinária popular, Festival Ceará Sem Fome acontece no dia 15 de junho, em Fortaleza

Aline Freires – Ascom Gabinete da Primeira-Dama – Texto
George Braga – Gabinete da Primeira-Dama – Fotos

O momento festivo gratuito ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará com a presença de nomes como a culinarista Bela Gil e a fundadora do Projeto Favela Orgânica, Regina Tchely

O 1º Festival Ceará Sem Fome, promovido de forma gratuita pelo Governo do Estado, ocorre no dia 15 de junho, no Centro de Eventos do Ceará. Com o intuito de valorizar a culinária popular por trás das refeições distribuídas pelo programa, o momento também marca as comemorações de um ano do Grande Pacto por um Ceará Sem Fome.

Com foco na alimentação saudável, intuito do festival é também reconhecer o trabalho realizado pelos homens e mulheres que atuam nas mais de 1.000 cozinhas Ceará Sem Fome, que estão espalhadas pelo estado. Diariamente, o programa distribui mais de 100 mil refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Entre as presenças confirmadas estão a do governador e da primeira-dama do Ceará, Elmano e Lia de Freitas, respectivamente; da culinarista e apresentadora, Bela Gil; e da empreendedora social e fundadora do Projeto Favela Orgânica, Regina Tchely. A expectativa é de um público de 5 mil pessoas.

“A nossa expectativa quanto ao Festival Ceará Sem Fome é que seja um evento que mostre a importância dessas cozinheiras, de todas essas pessoas que fazem o Ceará Sem Fome acontecer em mais de mil cozinhas nos 184 municípios do estado. Então, a gente tem um grande apreço por esse dia, que será um momento em que mostraremos a qualidade do alimento que é oferecido para as pessoas que mais precisam”, destacou a primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas.

O festival contará com estandes de Padaria e Cozinha Show, onde serão realizadas aulas-show com receitas e dicas, bem como a preparação artesanal de pães. Outros estandes de destaque são da Agricultura Familiar, que é um dos principais pilares do programa; dos Parceiros do Pacto por um Ceará Sem Fome; e também o de Cozinha em Movimento, onde serão distribuídas degustações do cardápio do programa.

“As pessoas apreciarão a criatividade de alguns pratos, bem como conhecer muitas iniciativas dessas pessoas, cozinheiros e cozinheiras, que fazem o aproveitamento total e integral dos alimentos; que faz o combate ao desperdício de verduras, de proteínas e de carboidrato nessas cozinhas. Então, é um trabalho muito lindo e não bastava ficar só dentro da cozinha. Para tanto, o governador Elmano, muito sábio, trouxe essa ideia e uma equipe tem se empenhado muito para realizar”, revela a primeira-dama.

O amor como ingrediente principal

Para o rol de cozinheiras protagonistas do festival, alguns critérios foram indicados pelo programa e avaliados de forma imparcial por cada Unidade Gerenciadora. Os critérios baseavam-se em sabor e tempero do alimento preparado, aproveitamento integral dos alimentos e combate ao desperdício, e inovação e qualidade.

Uma das selecionadas foi Josenilda de Morais, que atua na Cozinha Ceará Sem Fome em funcionamento na entidade Mulheres Empreendedoras do Pirambu, em Fortaleza. Quem chega à unidade, durante a preparação diária das refeições, já se depara com o cheiro maravilhoso da comida. Após preparar um cozido de carne bovina com batata, nesta segunda-feira (3), ela comentou sobre a expectativa do festival.

“No festiva, a gente vai mostrar que os cearenses sabem cozinhar, que os cearenses sabem valorizar a sua cultura, a sua comida e a sua sustância. Aqui, é a comida do Pirambu para o mundo, né?”, finalizou com empolgação.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA