InícioCEARÁColetivo Paralelo estreia espetáculo virtual “Buraco de Minhoca” com temporada no Instagram...

Coletivo Paralelo estreia espetáculo virtual “Buraco de Minhoca” com temporada no Instagram do TJA

Fazendo uso criativo das ferramentas digitais e explorando novas formas de interação através de lives no Instagram, o espetáculo virtual Buraco de Minhoca, do Coletivo Paralelo (@coletivoparalelo), fez sua estreia nesta quarta-feira (14), com transmissão pelo Instagram do Theatro José de Alencar (@tja.theatrojosedealencar). A montagem irá prosseguir em temporada nos dias 21 e 28 de julho, sempre às 20h.

“Buraco de Minhoca” nos traz uma “palhaçaria do novo tempo”, em que as conexões humanas se virtualizaram e a internet se tornou um grande atalho no espaço-tempo das relações. A angústia do isolamento e a necessidade afetiva são os motores que impulsionam o desenvolvimento do enredo, que se desenrola com técnica e poesia, além de trazer ‘gatilhos’ de reflexão sobre os tempos de pandemia.

Além do formato vertical, o espetáculo terá interação pelas janelinhas da live, uso de filtro como recurso expressivo para a cena e efeitos visuais que só o Instagram pode proporcionar. Na ocasião, o grupo ainda estará recebendo contribuições espontâneas via pix producaocoletivoparalelo@gmail.com

Sinopse

Eles vivem no mesmo condomínio, mas há um tempo não se veem, talvez até já esqueceram onde moram. O encontro acontece por outras janelas, através de conexões que partem do peito e terminam em lugar nenhum. Na televisão, os jornais alertam sobre os longos meses que seguem e sobre o desafio dos novos tempos. O desafio, na verdade, é se manter de pé! Quem sabe uma forte amizade seja o combustível para criar outras formas de se conectar.

Sobre o grupo

O Coletivo Paralelo surgiu em 27 de junho de 2014, na cidade de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza/CE, com a intenção de formar um coletivo de pesquisa e experimentações em palhaçaria, especificamente, e estendendo-se, em seguida, também para produções teatrais, com a peça “Caixa em Forma de Coração” (2018).

O grupo participou com os espetáculos “Pedro, que horas são?”, “A arte de não fazer nada” e “Abukabum!” de importantes festivais, como o Festival Nacional de Teatro de Rua (Maracanaú/CE), o Festival de Teatro de Acopiara, o Festival de Teatro de Mangabeira (João Pessoa/PB), o Festival Tem Arte no Alto (Mossoró/RN) e da Jornada Internacional de Atuação e Presença/Festival Terra Lume, em Campinas/SP.

O coletivo compartilhou seus trabalhos nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Pernambuco, através de oficinas e intercâmbios com outros grupos, aperfeiçoando sua arte e criando laços que fomentam a produção cultural do Brasil e do Nordeste. Em 2016, fundou e é responsável pela escola de palhaçaria Academia do Riso, a primeira escola extensiva de palhaçaria do Norte-Nordeste, em parceria com o Theatro José de Alencar e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Tem sede própria no Apê Cultural (bairro Jereissati I, em Maracanaú), em parceria com o Cangaias Coletivo Teatral.

Serviço

Espetáculo virtual “Buraco de Minhoca”, do Coletivo Paralelo
Quando: dias 21 e 28 de julho, às 20h
Transmissão:  Instagram do TJA (https://www.instagram.com/tja.theatrojosedealencar)

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA