InícioCEARÁCinema do Dragão encerra ciclo de debates virtuais sobre curadoria nesta quarta-feira...

Cinema do Dragão encerra ciclo de debates virtuais sobre curadoria nesta quarta-feira (31)


Com mediação de Pedro Azevedo, o programa “Percursos Curatoriais” traz três renomados pesquisadores e curadores brasileiros de cinema ao longo desta semana

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Cinema do Dragão, segue até a próxima quarta-feira (31) com o “Percursos Curatoriais” trazendo conceituados pesquisadores e curadores brasileiros de cinema para discutir o atual estado da atividade curatorial no Brasil. As conversas, que contam com a mediação do crítico, curador e programador do Cinema do Dragão Pedro Azevedo, seguem nestas terça e quarta, sempre a partir das 16h, ao vivo, no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro).

Iniciado na última segunda-feira (22), o ciclo já promoveu conversas com Luís Fernando Moura (PE), curador e pesquisador que coordena a programação do Janela Internacional de Cinema do Recife; Carol Almeida (PE), doutora em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa centrada no cinema contemporâneo brasileiro, e membro da equipe curatorial do Festival Olhar de Cinema/Curitiba; Eduardo Valente (RJ), premiado cineasta em Cannes que desde 2016 é membro da equipe de programação do Olhar de Cinema – Festival Internacional Curitiba e delegado brasileiro no Festival de Berlim; a realizadora, pesquisadora, curadora, educadora audiovisual e gestora de projetos Rúbia Mércia (CE); e a crítica, curadora e pesquisadora com expertise em Afrofuturismo e Cinema Negro Kênia Freitas (ES).

Dando continuidade ao ciclo, na terça-feira (30), a pesquisadora e curadora carioca Janaína Oliveira, que é idealizadora e coordenadora do Fórum Itinerante de Cinema Negro e programadora do Flaherty Film Seminar (Nova York) para 2021, falará sobre sua vivência como curadora de encontros e festivais.
Encerrando o ciclo de lives, na quarta-feira (31), Pedro Azevedo conversa com Amaranta Cesar, professora do Curso de Cinema  e Audiovisual da UFRB que acumula inúmeras participações como curadora, membro de júri, palestrante e conferencista.

Amaranta César

Programação

Sempre às 16h, no YouTube do Dragão

Dia 30 – Janaína Oliveira (RJ)
Dia 31 – Amaranta César (BA)

Mais sobre as convidadas

Bárbara Rangel é formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Possui mestrado em Preservação e Apresentação da Imagem em Movimento pela Universidade de Amsterdam e, como parte deste programa, trabalhou nos arquivos da Cinemateca Portuguesa e da Cinemateca Francesa. Há mais de 10 anos faz parte da equipe de curadoria de cinema do Instituto Moreira Salles, sendo responsável pela edição dos DVDs publicados pela instituição e pela organização das programações nas salas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Janaína Oliveira é doutora em História, professora no IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), e foi Fulbright Scholar no Centro de Estudos Africanos na Universidade de Howard, em Washington D.C. nos EUA. Em 2019, realizou a mostra “Soul in the eye: Zózimo Bulbul’s legacy and the Contemporary Black Brazilian Cinema” no IFFR – International Film Festival Rotterdam. Foi consultora de filmes da África e da diáspora negra para o Festival Internacional de Locarno (2019-2020). Atualmente é curadora do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ), do FINCAR (Festival Internacional de Realizadoras/PE) e da Baobácine Mostra de Filmes Africanos de Recife. Faz parte da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro).

Amaranta Cesar é professora do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, tem doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle (2008) e realizou pesquisa de pós-doutorado na NYU e na UFPE. É idealizadora e coordenadora do Cachoeiradoc – Festival de Documentários de Cachoeira (BA) e coordenadora do Grupo de Estudos e Práticas em Documentário. Tem participado de inúmeros festivais como curadora, membro de júri, palestrante, conferencista.

Sobre o mediador

Mestre em Estudos de Arte pela Universidade do Porto, com linha de pesquisa em curadoria, museologia e crítica de arte, Pedro Azevedo é bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza e atua como curador do Cinema do Dragão desde 2013, onde já programou diversas mostras e festivais. Enquanto crítico, já colaborou com o Jornal O Povo nas coberturas dos festivais de Berlim e Cannes, além de ser membro da diretoria da Associação brasileira de críticos de cinema (Abraccine), por onde já integrou júris em festivais nacionais, foi autor no livro Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais e atualmente coordena o projeto de difusão Sessão Abraccine. Também ministrou oficinas de crítica e curadoria para os cursos de cinema da Unifor, da Porto Iracema das Artes e foi roteirista/apresentador do TVCine Dragão, programa de debates exibido pela TV Ceará entre 2015 e 2017. Recentemente atuou como curador convidado do SESC 24 de Maio na mostra “À Nordeste – Cinema de Reinvenção”, parte da programação integrada da exposição “À Nordeste”, em São Paulo.

Fonte: Governo CE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA