InícioCEARÁCineclube Cego Aderaldo reúne cinéfilos e traz ao público exibições de filmes...

Cineclube Cego Aderaldo reúne cinéfilos e traz ao público exibições de filmes temáticos no Centro Cultural do Cariri

Ascom Centro Cultural do Cariri – Texto
Samuel Macedo – Centro Cultural do Cariri – Fotos

A programação semanal acontece todas às quintas-feiras, no Pequeno Palco, e tem estreia nesta quinta-feira (6)

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, inaugura nesta quinta-feira (6), o Cineclube Cego Aderaldo, pensado para democratizar o acesso à sétima arte e facilitar a reflexão e debate de filmes. Com curadoria de José Eldo Elvis, a programação acontece semanalmente, às quintas-feiras, a partir das 18h, no Pequeno Palco.

O Cineclube leva o nome do cratense Cego Aderaldo, ou Aderaldo Ferreira de Araújo, poeta, cantador e “cinemeiro”. Com ajuda de suas crianças, ele levava cinema para os mais distantes lugares dos sertões do Nordeste, exibindo filmes mudo através do projetor Pathé-Baby para camponeses, cangaceiros e moradores de pequenas vilas e cidades sertanejas.

Ao perder a visão com 18 anos, transformou o seu mundo visível em um conjunto de sensações pautadas nos atos de sentir, ouvir, tocar, falar e cheirar. Segundo Aderaldo, “A música chegou-lhe em sonhos, e o dom da poesia lhe aflorou na alma, oferecida por São Francisco.” E dessa maneira poética e mágica, costumava narrar musicalmente o resumo das histórias exibidas ao som de instrumentos como a viola e a rabeca.

“Um dos filmes mais famosos que ele exibia era ‘A Paixão de Cristo’, o qual narrava e cantava com versos inspirados, comparando alguns sofrimentos de Cristo à sua própria vida de cantador viandante, vitimado pela pobreza e pela cegueira. O povo se comovia às lágrimas.” Conta Américo Córdula, Gerente de Teatro do Centro Cultural do Cariri.

Nesta quinta, 6 de junho, teremos o filme Greta (2019), que conta a história de Pedro, um enfermeiro de 70 anos, onde ao tentar liberar uma vaga no hospital que trabalha para a sua melhor amiga Daniela, acaba ajudando a esconder em sua casa um jovem paciente hospitalizado por ter cometido um crime. Ambos também se envolvem amorosamente durante este período. A classificação indicativa para Greta é de 18 anos.

No dia 13 junho é a vez do documentário “Danado de Bom” (2016), no qual relata a vida do Mestre João Silva, compositor e parceiro de Luiz Gonzaga, que não obteve o mesmo destaque que o companheiro, mas tem o seu nome em músicas inesquecíveis. A classificação indicativa da produção é livre para todos os públicos aproveitarem. Nesta edição, teremos a presença do músico e compositor Ermano Morais.

Já no dia 16, será exibido Limiar (2020), da diretora Coraci Ruiz. O filme tem classificação livre, e apresenta o enredo de uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente. A obra aborda os diversos conflitos e incertezas encontrados neste processo. É importante destacar que, em especial, esta sessão acontece no domingo e tem início às 17h.

No dia 27 de junho, na semana que Aderaldo completaria 146 anos, o Cineclube recebe Rosemberg Cariry, diretor e roteirista do filme “Cego Aderaldo – O Cantador e Mito” para escutar suas diferentes perspectivas a respeito dessa personalidade. Além disso, o Cineclube contará com programação durante todo o mês com filmes de diferentes gêneros.

O Cineclube busca se tornar mais uma janela de cinema da região do Cariri e tem como proposta a partilha e a troca de saberes entre toda a gente cinéfila. Durante as exibições a sétima arte se unirá a música, poesia e gastronomia, discutindo também questões sociais, políticas e estéticas, incentivando o diálogo sobre cada obra fílmica.

Cineclubismo

Os cineclubes preservam a memória e destacam filmes que, sem eles, dificilmente seriam conhecidos. Nascido na França nos anos 1920, começaram a ser realizados no Brasil no mesmo período, e possuem o ofício de promover os direitos do público ao cinema, seja de onde ou de qual época for. Sua tradição é proporcionar acessibilidade e diversidade, motivando o devido valor ao status de arte do cinema.

Sobre o Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para a discussão e promoção da arte, ciência e tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.

Instalado na cidade de Crato, Ceará, é conceituado com um Centro Cultural Parque e sua infraestrutura atende, especialmente, a Região do Cariri Cearense composta por 29 municípios. Com mais de 50 mil metros quadrados de área, conta com espaços expositivos, residências artísticas, rádio escola, salas de formação, palco para espetáculos e projeções de cinema e ateliê de artes e ofícios.

A área externa concentra os espaços esportivos e de lazer, na perspectiva de esporte de participação e educacional, através de areninha, pistas de skate e quadras de areias, além da expressiva área verde e do equipamento voltado especificamente para o público infantil, a brinquedopraça. Em processo de estruturação, estão o teatro escola, as salas de aula e ensaio, o café, o restaurante escola e o planetário. Toda programação é gratuita.

Serviço:

Abertura do Cineclube Cego Aderaldo
Data: 6 de junho (quinta-feira)
Horário: 18h
Programação: todas as quintas-feiras das 18 às 21h
Local: Pequeno Palco, Piso 0, Centro Cultural do Cariri – Crato – CE

Programação junho

6 de junho – FILME GRETA (2019) | Diretor Armando Praça
Classificação Indicativa: 18 anos

13 de junho – FILME DANADO DE BOM (2016) | Diretora Deby Brennand
Classificação Indicativa: Livre

16 de junho – FILME LIMIAR (2020) | Diretora Coraci Ruiz
Classificação Indicativa: Livre
(Sessão no domingo, às 17h)

27 de junho – FILME CEGO ADERALDO – O CANTADOR E O MITO (2011) | Diretor Rosemberg Cariry
Classificação Indicativa: Livre
Exibição com a presença do Diretor

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA