Ascom Centro Cultural do Cariri – Texto
Samuel Macedo – Centro Cultural do Cariri – Foto
A programação acontece nos dias 16 e 17 de fevereiro e reúne artistas, gestores e agentes da cultura públicos e privados
Promovendo o diálogo ativo dos gestores e agentes da cultura na construção do Plano Pedagógico do Teatro Escola do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, nos dias 16 e 17 de fevereiro será realizado, nas dependências do equipamento, o Encontro Palco Escola – A força do lugar. Com 27 convidados, a programação é gratuita, aberta ao público e conta com rodas de conversa para a partilha de experiências no campo das artes e da cultura.
>>> Confira aqui a programação completa
Artistas, professores, pesquisadores, estudantes ou trabalhadores da cultura, em especial no campo da formação das artes cênicas, estão convidados a participar. Ao todo, são 60 vagas e os interessados podem realizar sua inscrição através de formulário eletrônico até o dia 5 de fevereiro. A programação também será transmitida ao vivo pelo Canal do YouTube do CCCariri.
O Teatro, que está em processo de construção, é composto por um prédio de seis andares, com cerca de 5.000 m² de área útil. Sua sala principal conta com platéia para 600 pessoas e palco de 18x14m com abertura para o parque. Sala multiuso, camarins, salas de aula, salas administrativas e almoxarifado também integram o complexo, além disso, como extensão possui o Pequeno Palco, sala anexa para espetáculos de dança.
Objetivando a continuidade do processo de escuta aberto em julho de 2023 com o I Ciclo Formativo Presença Cênica, o Encontro Palco Escola refletirá sobre as experiências formativas do Ceará, contribuindo para a elaboração do Plano Pedagógico da Escola Artes da Presença, a ser implantada no CCCariri a partir do segundo semestre. A iniciativa coloca em diálogo o saber, a formação, a pesquisa, a produção e a difusão cultural, estimulando a construção de uma rede de trocas e atualizações constantes na estruturação de uma política no campo das artes.
Américo Córdula, gerente de Teatro do equipamento, explica que “o Encontro vai refletir sobre as pedagogias existentes hoje no Ceará, realizando também discussões sobre a programação de ocupação do espaço, sustentabilidade dos grupos artísticos, pensando no mercado de trabalho para os professores e professoras licenciadas, formadas pela região, numa perspectiva de um teatro escola, de um palco escola que contemple as espetacularidades presentes no território”.
A metodologia do Encontro será organizada em sete rodas de conversa a partir de seis temas com uma questão-problema a ser apresentada para as pessoas convidadas, que, baseado em sua experiência e conhecimento, poderá colaborar com respostas. Após as apresentações, acontecerá a abertura para a troca e aproximações denominadas de panorama.
“É essencial a participação dos gestores, coletivos, artistas, segmentos da cultura popular, dos povos originários, todas as representações, para debater e refletir as metodologias implantadas pelas instituições públicas e privadas”, completa Américo.
Entre as atividades a serem desenvolvidas pelo Teatro Escola do Centro Cultural do Cariri estão a cessão de espaço para espetáculos, realização de mostras, festivais, programações audiovisuais, formações: artísticas, técnicas e de produção para atender as pessoas interessadas na qualificação e desenvolvimento no campo das diferentes linguagens artísticas e culturais, por meio de cursos de longa e média duração, oficinas e residências artísticas, de forma descentralizada e democrática.
Sobre o Centro Cultural do Cariri
Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.
O equipamento cultural, que atende toda a região do Cariri cearense, conta com uma infraestrutura de mais de 50 mil metros quadrados, sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, café e planetário, ainda em processos de estruturação.
Atualmente, o Centro Cultural do Cariri está aberto ao público às quintas e sextas, das 15h às 20h, e aos finais de semana, das 8h às 20h, com toda área externa composta por pistas de skates, brinquedopraça, areninha, quadras de vôlei e grande área verde. Toda a programação é gratuita.
Serviço:
Encontro Palco Escola – A força do lugar
Data: 16 e 17 de fevereiro
Local: Centro Cultural do Cariri (Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro (Batateiras) – Crato – CE)
Inscrições via formulário eletrônico até o dia 5 de fevereiro
60 vagas
Programação gratuita e aberta ao público
Confira aqui a programação completa
Fonte: Governo do Estado do Ceará