InícioCEARÁCegás e Funcap lançam edital conjunto para fomentar pesquisas e inovação na...

Cegás e Funcap lançam edital conjunto para fomentar pesquisas e inovação na área do gás natural


Unir pesquisadores, startups e pequenas empresas a grandes corporações para produzir inovação. Esse é um dos principais objetivos de iniciativas como o edital 01/2021, fruto de parceria entre a Funcap e a Companhia de Gás do Ceará (Cegás), que foi lançado nesta quarta-feira em evento online.

Participaram do lançamento, dentre outras autoridades, o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, o presidente da Funcap, Tarcisio Pequeno, o presidente da Cegás, Hugo Figueiredo, e o diretor de inovação da Funcap, Jorge Soares. Os reitores da Uece, Hidelbrando dos Santos Soares, da Urca, Francisco Lima, da UVA, Fabiano Carvalho, além de representantes da UFC e do IFCE.

Com investimento total de R$ 600 mil, o edital contempla propostas ligadas às seguintes áreas: Sistema de cadastro e navegação; Monitoramento da dispersão de biometano na rede de distribuição; Otimização do processo de leitura do consumo de clientes; Estudo energético da injeção de hidrogênio nas redes de gás canalizado. A meta é obter soluções práticas para problemas cotidianos da CEGÁS, trazendo mais eficiência e redução de custos para sua área operacional.

A iniciativa tem sua relevância aumentada porque irá contribuir para otimizar a distribuição de gás natural no Ceará no momento em que, mesmo em cenário econômico adverso, o serviço está em crescimento no Estado. Com sua área de atuação concentrada na Região Metropolitana de Fortaleza, a Cegás prepara a expansão da sua rede para a região do Cariri, que tem cidades importantes como Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte.

Figueirêdo destacou o pioneirismo da parceria com a Funcap no lançamento do edital, que teve sua primeira edição iniciada em 2018. “Superamos todas as barreiras burocráticas e resolvemos lançar a segunda edição em consequência do êxito obtido na primeira edição. A Cegás acredita que essa iniciativa, por meio da pesquisa científica, vai apontar soluções efetivas para problemas enfrentados no seu cotidiano”, afirmou.

Podem participar do edital empresas e pesquisadores – sendo que estes últimos devem ser vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) ou Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT). O financiamento aos projetos será através da modalidade subvenção econômica (recursos não reembolsáveis). A íntegra do edital estará disponível a partir de amanhã, 25/02, na Plataforma Montenegro.

Fonte: Governo CE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA