InícioCEARÁCECTI: participação democrática dá o tom dos debates na segunda etapa regional

CECTI: participação democrática dá o tom dos debates na segunda etapa regional

Macrorregiões Cariri e Centro-Sul cearense foram o foco da atividade virtual

Representantes do Cariri e Centro-Sul participaram ativamente da segunda etapa da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI). O evento, promovido em formato virtual na última terça-feira (16), alcançou diversos municípios que compõem as duas macrorregiões. A atividade foi realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Durante a abertura dos trabalhos, a titular da Secitece, Sandra Monteiro, saudou todos os estudantes, professores, pesquisadores, empresários, sociedade civil e demais integrantes do evento, dentre os quais o reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Carlos Kleber. “Este é um momento importante de construção da nossa estratégia de Ciência e Tecnologia, e que começa com quem, de fato, se utiliza dela”, destacou Sandra.

Esta foi a segunda etapa da Conferência Estadual, que pretende envolver todos os 184 municípios cearenses nas atividades. A secretária Sandra Monteiro também frisou a relevância da parceria com o MCTI para o êxito dessa construção. “Todas as regiões do Pais estão se organizando para avançar nos quatro eixos de discussão, que ajudarão a definir, também, a agenda nacional do setor para os próximos anos, em um trabalho conjunto com o Ministério”.

Debates e plenária

O coordenador da Conferência Estadual, professor Henry Campos, explicou a metodologia do trabalho, que incluiu a divisão dos participantes por eixos para discussão e definição de propostas. A programação seguiu de uma plenária, onde houve a apresentação dos resultados dos debates realizados nos grupos.

Os quatro eixos temáticos que norteiam as discussões nos encontros são: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos estaduais; e Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social.

Exercício de cidadania

“Todas essas etapas regionais são encontros propositivos, onde são apresentadas propostas específicas e abrangentes e que poderão compor, também, o Plano Estadual de CT&I. É um grande trabalho coletivo, um exercício de cidadania”, ressaltou o professor Henry.

A programação da atividade contou com a participação do ex-secretário da Secitece e atual secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, que destacou o trabalho que vem sendo realizado no Ceará e sobre como os encontros prévios à Conferência Nacional poderão contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

Ao lado de Inácio, estavam a diretora do Instituto Nacional do Semiárido, Mônica Tejo; a diretora de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva, Sônia da Costa; e a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes.

Próximos eventos

As demais etapas regionais da Conferência já têm datas definidas: Sertão Central, Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Canindé e Vale do Jaguaribe (dia 18 de abril); Grande Fortaleza, Litoral Leste e Maciço de Baturité (dia 25 de abril). A primeira etapa ocorreu no dia 21 de março, reunindo Sertão de Sobral, Litorais Norte e Oeste, Vale do Curu e Serra da Ibiapaba. As inscrições são gratuitas e estão abertas em www.sct.ce.gov.br/cecti

As propostas definidas no evento cearense serão levadas para a Conferência Regional Nordeste, em Recife, e ainda vão subsidiar a realização da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece em Brasília, no mês de junho.

5ª CNCTI

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília/DF, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

O evento conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios.

A CNCTI tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. Seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA