A brinquedopraça é um equipamento do Mais Infância Ceará, programa que já entregou mais de 700 equipamentos em todo o Estado
A rua principal do distrito de Paripueira, em Beberibe, foi tomada pela alegria das crianças durante a inauguração da 267ª brinquedopraça do Ceará, na noite desta terça-feira (17). Thalyta, de 10 anos, que costuma frequentar o local aos fins de semana com a tia, Maytê Monteiro, mostrou sua empolgação com o novo espaço. Para ela, o parquinho é um lugar de diversão constante, onde brinca com outras crianças e de onde “nunca” quer ir embora.
Perguntada sobre o que acha da brinquedopraça, Thalyta é direta: “Eu amo!”. A pequena é uma das centenas de pessoas beneficiadas pela renovação do espaço público, que conta com um playground e também com uma academia ao ar livre para os adultos. “É muito legal brincar aqui, e meus brinquedos favoritos são o escorregador e a gangorra. O tapete também ajuda muito a não se machucar”, completa.
Maytê afirma que a brinquedopraça trouxe um grande benefício para a população, já que as crianças agora deixam os celulares de lado para interagir e brincar juntas. “É ótimo ver elas se divertindo ao ar livre, criando memórias e novas amizades”, ressalta. Para os adultos que acompanham as crianças, o local também oferece uma oportunidade de socialização, com a academia ao ar livre promovendo mais saúde e bem-estar.
A brinquedopraça faz parte do programa Mais Infância Ceará, coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS). Até agora, o programa entregou mais de 700 equipamentos em todo o Estado, incluindo três brinquedopraças em Beberibe. O objetivo é promover o desenvolvimento infantil, fortalecer o convívio familiar e incentivar a socialização. “Devemos assegurar o direito de brincar e a importância desse equipamento é permitir que as crianças cresçam por meio da brincadeira”, destacou Caio Cavalcanti, secretário-executivo da Infância, Família e Combate à Fome, durante a inauguração.
Ellen Cristina, mãe de Enzo José, de cinco anos, expressou sua alegria ao notar que seu filho, que tem autismo, vem melhorando sua capacidade de socialização desde que começou a frequentar a brinquedopraça. “O Enzo pede para vir brincar, e ver esse espaço pronto, que foi tão esperado pela comunidade, é uma grande conquista para todas as crianças”, afirma Ellen. Enzo, animado, disse gostar de todos os brinquedos e completou: “Eu me sinto feliz aqui.”
Fonte: Governo do Estado do Ceará