Ascom Aesp – Texto
Ascom CBMCE – Fotos
Vinte e três profissionais de segurança pública, incluindo 14 bombeiros militares do Ceará, seis policiais militares, um policial penal, um bombeiro do Estado do Rio Grande do Norte e outro da Paraíba, concluíram, nessa segunda-feira (25), o Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães.
A capacitação foi promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará e coordenada pela Companhia de Busca com Cães (CBCães) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), com o intuito de habilitar os agentes de segurança pública para o uso e manejo do cão para salvar vidas.
Segundo o Plano de Ação Educacional (PAE), o treinamento teve uma carga-horária de 120 horas/aulas e aconteceu entre os dias 11 e 24 de outubro, abordando disciplinas que vão desde a etologia canina; condicionamento e psicologia canina; adaptação ao serviço de cães – manejo e manutenção de cães e canis; obediência e destreza, passando por instruções de primeiros socorros caninos; orientação, localização e GPS; terapia assistida por animais até conhecimentos mais específicos como treinamento de cães de busca (rural, urbano e restos mortais) e busca terrestre.
A solenidade de encerramento do curso aconteceu no Quartel do José Walter e contou com a presença do coronel-comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Ronaldo Roque de Araújo e do coordenador de ensino e instrução da Aesp, coronel BM Humberto Dias, além de instrutores, alunos e familiares dos formandos.
Companhia de Busca com Cães
A Companhia de Busca com Cães (CBCães) – antiga Companhia de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Cbresc) do CBMCE – foi criada em 2007 e tem sua sede e canil no Bairro José Walter, na cidade de Fortaleza.
A Companhia possui 15 cães, das raças: Boiadeiro Australiano (1), Border Collie (3), Labrador (6), Pastor Belga de Mallinois (4) e Braco Alemão (1), dos quais três são certificados nacionalmente.
Os binômios, como são chamados o cão e o bombeiro militar que trabalham juntos, tem experiência em várias ocorrências, das mais simples até as de alta complexidade, como no Desastre do Edifício Andréia, no Ceará, e em Brumadinho, em Minas Gerais.
Além disso, a CBCães busca a proximidade com a população, participando de projetos sociais, visita a escolas e palestras.
Fonte: Governo do Estado do Ceará