Ivy Ariane – Ascom BECE – Texto
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) conta com uma programação virtual diversificada nesta semana. Na terça-feira (20), o programa Histórias de Quem Lê recebe a antropóloga e socióloga Izabel Accioly para um papo descontraído sobre o amor aos livros, leitura, literatura e bibliotecas. Já na quarta (21), o último episódio do projeto “Livros Abertos”, de curadoria de Glória Diógenes, convida os artistas visuais Spote, Ramon Sales e Sy Gomes, e a pesquisadora e escritora amadora, Lara Silva (mediação) para uma conversa sobre o tema “Cores, Nomes, Formas e Imagens: O que diz a cidade?”.
Na sexta-feira (23), o programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica traz o professor Tadeu Feitosa, atual Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFC, para debater o tema “A pesquisa no plural: sotaques e dicções da pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação”. Ainda no dia 23/7, a professora de literatura e doutora em crítica literária, Amara Moira, revisita o grande clássico da literatura brasileira “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. Encerrando a programação da semana, nos dois últimos sábados (24 e 31) acontece a oficina “Literatura Temperada”, com Giordana Frapiccini, um convite para embarcar em uma deliciosa jornada de conhecimento e sabores.
Programa Virtual
Dia 20, às 18h – Histórias de Quem Lê recebe Izabel Accioly, antropóloga e ativista antirracista.
Dia 21, às 18h – Programa Livros Abertos – Cores, Nomes, Formas e Imagens: O que diz a cidade?
Dia 23, às 15h – Descobertas da Pesquisa Acadêmica – “A pesquisa no plural: sotaques e dicções da pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação” com prof. Tadeu Feitosa
Dia 23, às 19h – Travessias Literárias “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, comentado por Amara Moira
Dias 24 e 31, das 9h às 12h – Oficina “Literatura Temperada”, com Giordana Frapiccini
Programação por ordem cronológica
DIA 20/07 – TERÇA-FEIRA
18h – Histórias de Quem Lê recebe Izabel Accioly, antropóloga e ativista antirracista.
Mestra em Antropologia Social pela UFSCar, graduada em Ciências Sociais pela UFC, é também pesquisadora do Hybris, Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades da USP/UFSCar. Izabel ministra o curso “Estudos interseccionais em Psicologia Social Crítica: raça, gênero e classe” organizado pelo Paralaxe, Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica da UFC. Atualmente é colunista do portal Bemdito. No “Histórias de Quem Lê”, artistas e demais pessoas revelam suas trajetórias de vida e a relação próxima e afetiva com os livros, as bibliotecas, a escrita, a palavra e a literatura. A mediação das conversas fica por conta de Fernanda Meireles, artista, educadora e coordenadora da Ação Cultural e Educativa da BECE. Contará com tradução em libras.
DIA 21/07 – QUARTA-FEIRA
18h – Programa Livros Abertos – Cores, Nomes, Formas e Imagens: O que diz a cidade?
Convidades: Spote, Sy Gomes e Ramon Cavalcante. Mediação: Lara Silva
Curadoria: Glória Diógenes
Como uma cidade conta sua história? Como diz Ítalo Calvino, uma cidade se inscreve nas entrelinhas, nos entalhes das janelas, nas molduras das portas, nas formas desenhos e arquiteturas, nos seus patrimônios materiais e imateriais. O livro-cidade é casa sem portas nem janelas. Os passantes, habitantes, também escrevem e pintam essa narrativa em imagens. Um livro, continuamente escrito, em paletas de todos os matizes, por palavras em movimento. Contará com tradução em libras.
DIA 23/07 – SEXTA-FEIRA
15h – Descoberta da Pesquisa Acadêmica – “A pesquisa no plural: sotaques e dicções da pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação” com o profesor Tadeu Feitosa
Uma iniciativa da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), através da Coordenação de Pesquisa, Acervo e Conhecimento, com fins a apresentar e discutir conceitos, procedimentos teóricos, técnicos e metodológicos e experiências da pesquisa acadêmica. Trata-se de uma atividade dedicada a aproximar o acervo da BECE dos pesquisadores em Ciências Humanas. Contará com tradução em libras.
19h – Travessias Literárias “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, comentado por Amara Moira
A nova faixa de programação visa revisitar obras relevantes que se destacam pela sua originalidade e discute o percurso do livro em relação ao público e à crítica. É o caso do livro “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. Publicado originalmente em 1956, revolucionou o cânone brasileiro e segue despertando o interesse de renovadas gerações de leitoras e leitores. Ao atribuir ao sertão sua dimensão universal, a obra é um mergulho profundo na alma humana, capaz de retratar o amor, o desejo, o sofrimento, a força, a violência e a alegria. Amara Moira, travesti, professora de literatura e doutora em crítica literária, é a convidada da segunda edição do programa. Quem fará a mediação é Fernanda Meireles, Ação Cultural e Educativa da BECE. A atividade contará com tradução em libras.
DIA 24/07 – SÁBADO
9h às 12h – Oficina “Literatura Temperada”, com Giordana Frapiccini
Dias das aulas: 24 e 31 de julho
Período de Inscrição: 19 a 23 de julho
Vagas: 20
Plataforma: Google Meet
Inscrições: https://forms.gle/8HTarEkH5RiYjzpX8
Literatura Temperada é uma oficina interdisciplinar desenvolvida pela pesquisadora de Cultura Alimentar Giordana Frapiccini. Inspirada no livro “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis”, da escritora cearense Jarid Arraes, seu conteúdo é voltado para um resgate de nossas ancestralidades através de nossa história retratada na literatura marginal e na alimentação. É um convite para embarcar em uma deliciosa jornada de conhecimento e sabores. Os encontros terão momentos teóricos e práticos para uma imersão nos modos de fazer tradicional, culminando no desenvolvimento da releitura do Cordel Luiza Mahin através de duas linguagens, a gastronomia e a literatura.
Fonte: Governo do Estado do Ceará