InícioCEARÁAquicultura no Ceará é debatida em seminário realizado pela SPA

Aquicultura no Ceará é debatida em seminário realizado pela SPA

Ascom SRH – Texto e Fotos

Gestores da SRH, Funceme e Cogerh participaram do evento que aconteceu na sede da Secretaria da Pesca e Aquicultura (SPA)

A Secretaria da Pesca e Aquicultura realizou na manhã desta quarta-feira (26), no Palácio Iracema, sede da pasta, o seminário “Conjuntura AtuaL da Aquicultura Continental do Ceará”. O evento teve o objetivo de reunir autoridades, estudiosos e empresários ligados ao assunto para debater e buscar alternativas para o crescimento do setor.

Participaram do evento o secretário dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, presidente da Funceme, Eduardo Sávio e diretor de operações da Cogerh, Tércio Tavares. O secretário da Pesca e Aquicultura, Oriel Filho, participou da abertura e reforçou o compromisso do Governo do Ceará com o setor. “Hoje, a nossa função é fazer com que o pescador e o aquicultor se sinta prestigiado e consiga evoluir. Agradeço a todos que se disponibilizaram para participar desse momento que, tenho certeza, vai culminar na evolução da aquicultura no Ceará”.

Para o gestor da pasta de recursos hídricos, Ramon Rodrigues, o seminário é de extrema importância devido ao crescimento do setor no Estado. “Nos últimos anos houve um crescimento significativo na pesca, carcinicultura e na aquicultura no Ceará. Precisamos entender que o setor deve ser acessível a todos. Com esse tipo de integração, nós conseguimos levantar as questões e buscar soluções legais para garantir que o grande, o médio e o pequeno consigam produzir, e para produção é preciso água. Então o Sistema de Recursos Hídricos tem que sempre participar desses debates, para entender o que vocês precisam e apresentar o que a gestão estadual pode fazer. Assim nós vamos construindo, juntos, um caminho de crescimento”.

O diretor de operações da Cogerh, Tércio Tavares, ressaltou a importância da outorga para a regularização dos produtores. “A outorga de direito de uso de recursos hídricos é um instrumento de gestão que assegura o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água. É preciso que essa regularização aconteça para que o nosso trabalho de gestão seja cada vez mais efetivo”.

Atlas da Aquicultura do Estado do Ceará

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio, apresentou os estudos realizados para elaboração do Atlas da Aquicultura do Estado do Ceará, onde foram utilizadas imagens geradas por diferentes satélites no estudo ambiental, com aplicação de geotecnologias.

Foi apresentado também a evolução temporal das áreas ocupadas com aquicultura no Ceará, principalmente da região do Jaguaribe. “É impressionante a evolução do setor nos municípios do jaguaribe, em principal o município de Morada Nova, onde fizemos uma análise evolutiva das áreas ocupadas com aquicultura e é admirável a evolução.

No ano de 2023, foram mapeadas 14.603,60ha de áreas ocupadas com aquicultura no Ceará, sendo os maiores nos municípios de Aracati, Jaguaruana e Acaraú.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA