Neste mês de outubro o Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) confirmou foco de Peste Suína Clássica (PSC) no município de Parnaíba, no Piauí. A localidade faz divisa com os municípios cearenses de Chaval e Granja, que são áreas de vigilância da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). Com a confirmação, a Adagri mobilizou os técnicos da área para realizarem o monitoramento das propriedades com suínos em ambos os municípios cearenses.
A Agência também alerta aos produtores rurais que avaliem seus animais e “se encontrarem qualquer sintoma nos suínos informem imediatamente a uma das unidades da Adagri para as devidas providências”, ressalta o diretor de sanidade animal, Amorim Sobreira. Nessa situação o produtor deve entrar em contato através de um dos canais da Adagri: Telefone: 08002800410; Whatsapp (85 98878.798) ou e-mail disan@adagro.ce.gov.br. A Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e secretarias municipais de Agricultura também recebem as notificações.
Conforme a Nota Técnica Nº 26/2020/DSA/SDA/MAPA, os animais doentes apresentaram sinais clínicos compatíveis com PSC e o diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, por meio de técnicas moleculares (RT-PCR em Tempo Real).
Sobre a Peste Suína Clássica (PSC)
A PSC é causada por um vírus, cuja transmissão ocorre através de animais infectados e objetos/fômites contaminados. A doença, de Notificação Obrigatória, apresenta sintomas como: alta mortalidade, principalmente em leitões, febre, manchas avermelhadas na pele e corrimento ocular (olhos remelando). A doença não apresenta risco de saúde para humanos.