Domingo, 6 de Julho de 2025
Domingo, 6 de Julho de 2025
InícioCEARÁ22 praias da orla fortalezense estão adequadas conforme novo boletim de balneabilidade...

22 praias da orla fortalezense estão adequadas conforme novo boletim de balneabilidade da Semace

Ana Luzia Brito – Ascom Semace – Texto

Vinte dois trechos de praia do litoral fortalezense estão adequados para a prática banhista. É o que aponta o novo boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nesta sexta-feira (13/08). A Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) do órgão é responsável pelo monitoramento de 32 trechos da capital.

O documento possui três trechos que monitoram a orla. No litoral Leste, que permanece com mais pontos adequados para a recreação primária, 11 estão próprios, compreendidos entre o Farol até a rua Ismael Pordeus e os postos dos Bombeiros 01 ao 08, foz do Rio Cocó e Sabiaguaba. O Farol, localizado no documento pelo posto 11, está impróprio.

O trecho Centro, que mostra as praias do Mucuripe, Beira Mar e Praia de Iracema, possui seis pontos próprios: entre a foz do Riacho Maceió e Monumento dos Jangadeiros, Volta da Jurema, espigão da Av. Desembargador Moreira até o Aquário. Os postos 12 e 13, entre a Praia dos Botes, Farol, e entre um trecho do Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes, estão impróprios. Por motivo de obras no local – que impedem realizar a coleta –, o trecho 16 não teve resultado.

Já o litoral Oeste, de acordo com boletim anterior, se mantém com quatro pontos favoráveis: entre as avenidas Philomeno Gomes e Alberto Nepomuceno, e Rua Padre Mororó. A praia da Barra do Ceará, um dos pontos mais procurados dessa região para recreações, está imprópria.

A Semace observa que ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo, são fatores que podem influenciar na qualidade das águas da orla.

A Superintendência recomenda, antes de qualquer recreação ao mar, que banhistas confiram o boletim de balneabilidade disponível no site da autarquia ou através do aplicativo Semace Mobile.

Confira o boletim completo no arquivo aqui.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA