Ceará lança plataforma inédita para acelerar transformação digital dos municípios
                31 de outubro de 2025 – 09:16
                                      #municípios #plataforma #transformação digital 
                            
Raquel Mourão – Ascom Seplag -texto 
Dennis Moraes – Ascom Seplag – fotos
            
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), lançou, nesta quinta-feira (30), no Palácio da Abolição, a Plataforma Ceará Um Só, uma ferramenta inédita no Brasil que marca um novo passo na integração entre o Estado e os municípios por meio da transformação digital. O evento reuniu o secretário da Articulação Política do Ceará, Nelson Martins, o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini; a representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Taís Pelinson; e gestores dos municípios-sede das 14 regiões de planejamento do Estado.
Desenvolvida pela (Seplag-CE), em parceria com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), da Universidade Federal do Ceará (UFC), a plataforma faz parte do Programa Ceará Mais Digital, financiado com recursos do BID, e está alinhada ao Programa de Governança Interfederativa Ceará Um Só.
Inovação e pioneirismo
A Plataforma Ceará Um Só é a primeira do país a oferecer um ecossistema completo de governança digital interfederativa, reunindo Estado e municípios em um ambiente único de gestão pública. O projeto-piloto envolverá 14 municípios-polo — Acaraú, Aracati, Baturité, Canindé, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Quixadá, Russas, Sobral, Tauá e Tianguá)—, representando todas as regiões de Planejamento do Ceará, e servirá como base para a expansão da iniciativa aos 184 municípios cearenses.

O secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, destacou que a plataforma reúne uma série de serviços que serão aplicados diretamente nos municípios-polo, com acesso gratuito durante um ano. “ É uma revolução em transformação digital. São serviços que vão ao encontro das cidades e da população. Para o município ter acesso, basta firmar um termo de adesão com o Estado”, disse.
A ferramenta permitirá que os municípios modernizem a tramitação de documentos, reduzam o uso de papel e aumentem a transparência das informações. Entre as funcionalidades estão a elaboração de planos municipais de Governo Digital, Cartas de Serviços, painéis de monitoramento, balcões de atendimento gov.br, além de programas de capacitação e trilhas digitais para servidores públicos.
“É um leque de oportunidades. Vamos mensurar o que esses produtos trouxeram de racionalidade, de economia, de transparência para o município. É uma oportunidade maravilhosa, única no Brasil”, afirmou Cialdini.
Dados e capacitação
Cialdini também ressaltou que a plataforma segue os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e fortalecerá o uso de dados abertos para aprimorar as políticas públicas locais.

“Não basta disponibilizar dados. É preciso transformar essas informações em políticas públicas que cheguem à população. Ela une tecnologia e cidadania”, explicou.
Durante o primeiro ano de operação, os municípios contarão com tutoriais, mentorias e programas de treinamento, assegurando que a digitalização avance de forma segura e padronizada.
Integração

O secretário Nelson Martins enfatizou o caráter cooperativo do projeto. “O objetivo é implantar o governo digital, com vantagens diretas para o cidadão cearense. Os municípios-polo que estão aqui hoje vão nos ajudar a ampliar para outros municípios”, afirmou.

O prefeito do Crato, André Barreto, ressaltou o impacto da plataforma para as gestões locais e a importância da integração com os outros municípios. “Sediamos a Caravana Ceará um Só, no Cariri, e podemos perceber a importância dessa iniciativa do Governo do Estado para que os municípios estejam integrados e mais próximos do Governo. Que possamos avançar na oferta de serviços digitais, na melhoria da infraestrutura digital nas gestões municipais. Tenho certeza de que vai ser um ganho importante para as gestões e para a população”, ressaltou.

A secretária do Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza, Carolina Monteiro, afirmou que a plataforma permitirá o desenvolvimento de políticas públicas mais adequadas à realidade de cada município. “Com esse banco de dados, passaremos a desenvolver políticas públicas específicas para cada município. O Ceará é muito plural, e a plataforma vai assistir de forma mais específica a população, vai trabalhar com cada característica de desenvolvimento econômico, de legislação. Vai nos colocar em um lugar onde precisamos estar: o da conexão, da integração e da geração de conhecimento”, frisou.
Avanço estratégico

Para o supervisor de Tecnologia do Cetrede, Rodrigo Silveira, a Plataforma Ceará Um Só representa um avanço estratégico para o Estado e os municípios. “A plataforma vai permitir a integração do conhecimento dos municípios participantes. Integrar municípios significa integrar experiências. Além da integração, queremos levar as melhores práticas de transformação digital para que cada município amadureça no processo de transformação digital”, disse.
Próximos passos
Durante o primeiro ano, os 14 municípios-piloto terão acesso integral aos serviços da plataforma. Após essa fase, o Governo do Ceará pretende expandir o sistema para os 184 municípios, consolidando o Estado como referência nacional em transformação digital e governança colaborativa. “Estamos construindo um Ceará mais conectado, cooperativo e digitalmente integrado. Esse é o futuro da gestão pública”, concluiu Cialdini.
Participantes
Participaram ainda do encontro o secretário executivo de Modernização e Governo Digital e a coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Processos (UGP), ambos da Seplag-Ce, Daniel Bentes e Déborah Mithya, respectivamente; o superintendente de Projetos do Cetrede, Paulo Pequeno; e o gerente executivo de desenvolvimento territorial do Banco do Nordeste no Ceará, Ravel Mendonça
            
        
 
											
				
 
			 
			