Ceará FM 87,1: Governo do Ceará inaugura nova rádio pública com alcance a mais de 3 milhões de cearenses

Publicado em: 30/10/2025 12:48







30 de outubro de 2025 – 12:36
#Ceará FM #FM 87.1 #inauguração #Rádio pública


Eliezio Jeffry – Ascom Casa Civil – Texto

Thiago Gaspar – Casa Civil – Foto Yuri Leonardo – Arte gráfica


Com a chegada do novo veículo, a TV Ceará se consolida como um hub de comunicação pública que integra TV, rádio e internet

Um novo veículo de comunicação pública nasce no Ceará para aproximar a população dos fatos diários, levando informação, cultura e serviços. A Rádio Ceará FM 87,1 foi inaugurada nesta quinta-feira (30) pelo Governo do Estado, em cerimônia realizada na sede da Fundação de Teleducação do Ceará (Funtelc). O ato contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, que comandou a solenidade.

“Eu me sinto muito feliz neste dia, verdadeiramente realizado, porque cresci nesse ambiente”, iniciou Chagas Vieira em seu discurso, lembrando sua atuação em Paracuru, onde deu seus primeiros passos como comunicador, aos 15 anos. O chefe da Casa Civil destacou que a inauguração da rádio fortalece a comunicação pública.

“Precisamos estar cada vez mais fortes, mais unidos, fortalecendo a comunicação pública, os comunicadores e todos os que fazem parte desse sistema. Desde aquele que liga o botãozinho, o que está varrendo, o que ajusta a iluminação, essa engrenagem maravilhosa que é a comunicação e que faz com que os nossos rostos apareçam na televisão e no rádio”, finalizou Chagas.

Na ocasião, o secretário esteve acompanhado da presidente da TV Ceará (TVC), Lena Ximenes, de autoridades estaduais e federais, além de servidores da casa. A nova emissora integra o plano de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), ligada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A presidente da TVC, Lena Ximenes, destacou na cerimônia que a Rádio Ceará FM 87,1 marca um novo tempo no hub de comunicação da emissora. “Trata-se de uma comunicação pública cada vez mais vigorosa, cada vez mais plural, cada vez mais inclusiva e de qualidade. Uma comunicação pública que aponta para o cidadão e vê nele muito mais do que um mero espectador ou ouvinte, mas um ser participativo, capaz de refletir sobre a realidade e de elaborar suas próprias conclusões e conceitos”, frisou.

O novo veículo reforça a oferta de conteúdos jornalísticos, culturais e educativos, com potencial para alcançar mais de três milhões de pessoas. Além da transmissão em frequência modulada, os cearenses também poderão acompanhar a Rádio Ceará FM 87,1 pelo canal 5.4 da TV aberta, disponível em 48 municípios com multiprogramação da TVC.

A coordenadora da Ceará FM 87,1, Selma Vidal, destaca que o novo veículo de comunicação vai suprir uma carência da população cearense. “Vinculada à EBC, a rádio tem o intuito de ser um veículo plural, trazendo informação, cultura e mostrando às pessoas o que o Ceará tem de melhor, além dos serviços ofertados em nosso estado. A gente sabe que há uma carência do público por esse tipo de conteúdo”, considera.

A programação da emissora começará cedo, com o matinal Repórter Ceará, ao vivo, das 7h às 7h30. Outros programas também estão previstos na grade, como TVC Notícias e TVC Esporte Clube. Estão programadas ainda as estreias de Terra das Oportunidades e Conversa na Calçada, este último apresentado por Selma Vidal. “Será um papo leve e descontraído, mas que comporta de tudo – desde a fofoca, que é falar da vida alheia, até temas mais importantes, como saúde mental, emprego e segurança pública”, adianta.

Com dois estúdios – um para transmissões ao vivo e outro para gravações -, o espaço será utilizado para podcasts, videocasts e programas especiais. Os governos estadual e federal investiram mais de dois milhões, em ações que inclui obras de adequação física, sala de recepção, área de visitas, equipamentos e mobiliário.

Os investimentos voltados à modernização da estrutura orgulham o cinegrafista João Batista Pereira, que está prestes a completar 40 anos de serviço na TVC. Ele conta que a emissora vem crescendo e se modernizando ao longo dos anos. “Muita coisa boa tem acontecido, e acho que vai além disso. Me sinto muito grato em fazer parte, pois o nosso trabalho é feito em prol do povo”, destaca. “A abertura da rádio é mais um importante veículo de comunicação e vai trazer grandes benefícios para o público em geral”, acrescenta.

Ampliação das emissoras públicas

A implantação da Rádio Ceará FM 87,1 integra o planejamento estratégico da EBC para ampliar a presença das emissoras públicas de rádio e TV em todas as capitais do país. A empresa nacional foi responsável pela instalação da infraestrutura de transmissão, que conta com transmissor de 25 kW, antenas, sistema de climatização, nobreak e receptor de satélite.

Lídia Neves, gerente executiva de Integração de Conteúdos e Rede, participou da cerimônia de inauguração representando a EBC. Ela destacou que a Rádio Ceará FM 87,1 já nasce com potência. “Se a gente faz comunicação, é porque sabemos que chegar à casa de vocês faz toda a diferença; que a gente tem um papel diferenciado, que é exatamente o de poder levar informação de qualidade, mostrar a nossa cultura, mostrar como nós somos, o povo que nós somos. É isso que diferencia a comunicação pública das outras”, disse.

A operação do canal ficará sob responsabilidade da Fundação de Televisão Cearense (Funtelc), vinculada à Casa Civil do Governo do Estado. Com sinal FM de alta qualidade, a 87,1 MHz inaugura um novo capítulo na integração entre rádio e televisão públicas, fortalecendo o compromisso da EBC e do Governo do Ceará com uma comunicação democrática, plural e acessível, consolidando o estado como polo estratégico na missão de informar, educar e valorizar a cultura brasileira.

Casa da Comunicação do povo cearense

A TV Ceará está no ar 24 horas por dia, sete dias por semana, chegando a todas as regiões do estado com uma programação de produção local e com os principais destaques do Brasil e do mundo. Além da implantação da Ceará FM, a emissora iniciou a segunda etapa da reformulação e adequação da sua sede, com investimento total de R$ 629.578,92, somando R$ 1.033.922,70 em melhorias em sua infraestrutura física. Na internet, a TVC alcança números de destaque, como a média de 2 milhões de visualizações no YouTube – onde os programas são exibidos simultaneamente – e 280 mil inscritos no canal, um dos maiores entre as emissoras de TV do Ceará.

 

 




Fonte: Agência de Notícias do Estado do CE

Compartilhar

Faça um comentário