Enquanto enfatiza a importância do etanol como alternativa para eletrificação no Brasil, apostando em híbridos flex, a Volkswagen também não deixa de lado sua vitrine mundial e também quer apostar nos elétricos por aqui.
Segundo o jornalista Jorge Moraes, os concessionários da VW foram chamados para uma reunião secreta, onde a marca alemã apresentou-os aos modelos ID.3 e ID.4.
Na insistência dos mesmos em saber se a dupla será vendida, a montadora sediada no ABC paulista, limitou-se a dizer que os testes com os dois começarão.
Como se sabe, a Volkswagen queria colocar no mercado, cinco modelos eletrificados nos próximos anos, sendo que apenas um deles seria elétrico.
No entanto, a marca teria indicado o ID.4 por conta da altura livre do solo, de modo a proteger as baterias. Bom, isso não é estranho vindo da VW, haja visto que deu o mesmo argumento para manter a altura padrão de Polo e Virtus, quando do lançamento da versão GTS.
Contudo, agora a marca busca avaliar também o pequeno ID.3, o primeiro modelo da família ID a surgir. Produzido em Zwickau e Dresden, o hatch elétrico tem 4,262 m de comprimento, 1,809 m de largura, 1,552 m de altura e 2,765 m de entre eixos.
Pesando 1.600 kg, o ID.3 tem motor elétrico traseiro de 203 cavalos e 31,5 kgfm, com pacotes de baterias de 45, 58 ou 77 kWh, que garantem autonomia de 330, 420 e 550 km, respectivamente.
Com produção em breve na China, o ID.3 é o irmão menor do ID.4, que tem formato SUV e porte bem maior. No Ocidente, o ID.4 tem o mesmo conjunto elétrico, com versão AWD com dois motores e 306 cavalos. A autonomia varia de 346 km (52 kWh) até 522 km (77 kWh).
Já lançado nos EUA, o ID.4 – assim como o ID.3 – não é barato e pelo menos o segundo poderia chegar hoje ao Brasil na faixa dos R$ 250 mil, em sua versão de 330 km de alcance. No caso do SUV completo, seria um sucessor (em preço) do Touareg.
[Fonte: Jorge Moraes/UOL]
Fonte: Agência Brasil