A Volkswagen está comemorando 50 anos de seu Laboratório de Segurança Veicular, que fica na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo.
Inaugurado em 1971, o laboratório faz parte do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de produto da Volkswagen e realiza testes de impacto e ensaios de segurança para os produtos fabricados no Brasil.
Também são avaliados componentes como freios, suspensão e pneus. O intuito é reduzir os riscos ao ser humano em caso de acidentes.
Componentes como a integridade de reservatórios de combustível, bem como correção dos bancos, fechaduras das portas e travas dos cintos de segurança.
O laboratório iniciou-se no bairro do Ipiranga, em São Paulo, mas depois foi transferido para o complexo industrial da Anchieta, onde iniciou os testes para implementação de itens como airbags frontais e a utilizar freios ABS.
Os primeiros carros testados foram VW 1600 TL, Fusca 1500, logo batizada de Fuscão e a perua Variant. Na mesma época, o Karmann-Ghia TC, uma versão do modelo esportivo exclusivamente brasileira, inspirada nas linhas do Porsche 911.
Foram necessários testes em modelos como Variant e 1600 TL que, apesar de pertencer à linha Typ 3 na Alemanha, aqui incorporaram muitos elementos próprios e adaptados à realidade brasileira da época.
Os esportivos SP1 e SP2, a Brasília, a Variant II, a família Gol e mesmo Fox e Fox Wagon (Voyage e Parati de exportação aos EUA e Canadá), também foram testados no Laboratório de Segurança Veicular da Volkswagen.
Transferido na década de 80, o complexo na Anchieta recebeu uma nova pista em 1989. Produtos como Polo e up!, que ganhou 5 estrelas no NCAP, também foram testados na Anchieta.
No laboratório, são avaliados componentes individualmente e, se necessário, até desenhá-los, como no caso de para-choques, capô, para-brisa e colunas do veículo.
São feitos testes para avaliar impactos sobre pedestres, Sled test (trenó) para avaliar as consequências na carroceria após um acidente e simulação virtual de impactos através de digitalização.
O crash-test em si e os bonecos antropométricos são completam a avaliação de segurança dos modelos nacionais da VW.
Laboratório de Segurança Veicular da Volkswagen – Galeria de fotos
Fonte: Agência Brasil