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VW celebra os 50 anos de seu laboratório de segurança no Brasil

A Volkswagen está comemorando 50 anos de seu Laboratório de Segurança Veicular, que fica na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Inaugurado em 1971, o laboratório faz parte do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de produto da Volkswagen e realiza testes de impacto e ensaios de segurança para os produtos fabricados no Brasil.

Também são avaliados componentes como freios, suspensão e pneus. O intuito é reduzir os riscos ao ser humano em caso de acidentes.

VW celebra os 50 anos de seu laboratório de segurança no Brasil

Componentes como a integridade de reservatórios de combustível, bem como correção dos bancos, fechaduras das portas e travas dos cintos de segurança.

O laboratório iniciou-se no bairro do Ipiranga, em São Paulo, mas depois foi transferido para o complexo industrial da Anchieta, onde iniciou os testes para implementação de itens como airbags frontais e a utilizar freios ABS.

Os primeiros carros testados foram VW 1600 TL, Fusca 1500, logo batizada de Fuscão e a perua Variant. Na mesma época, o Karmann-Ghia TC, uma versão do modelo esportivo exclusivamente brasileira, inspirada nas linhas do Porsche 911.

VW celebra os 50 anos de seu laboratório de segurança no Brasil

Foram necessários testes em modelos como Variant e 1600 TL que, apesar de pertencer à linha Typ 3 na Alemanha, aqui incorporaram muitos elementos próprios e adaptados à realidade brasileira da época.

Os esportivos SP1 e SP2, a Brasília, a Variant II, a família Gol e mesmo Fox e Fox Wagon (Voyage e Parati de exportação aos EUA e Canadá), também foram testados no Laboratório de Segurança Veicular da Volkswagen.

Transferido na década de 80, o complexo na Anchieta recebeu uma nova pista em 1989. Produtos como Polo e up!, que ganhou 5 estrelas no NCAP, também foram testados na Anchieta.

VW celebra os 50 anos de seu laboratório de segurança no Brasil

No laboratório, são avaliados componentes individualmente e, se necessário, até desenhá-los, como no caso de para-choques, capô, para-brisa e colunas do veículo.

São feitos testes para avaliar impactos sobre pedestres, Sled test (trenó) para avaliar as consequências na carroceria após um acidente e simulação virtual de impactos através de digitalização.

O crash-test em si e os bonecos antropométricos são completam a avaliação de segurança dos modelos nacionais da VW.

Laboratório de Segurança Veicular da Volkswagen – Galeria de fotos

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Fonte: Agência Brasil

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