InícioCARROS E MOTOSVoyage segue até o fim de 2022 e Saveiro morre em 2024

Voyage segue até o fim de 2022 e Saveiro morre em 2024

Pelo que se sabia até agora, o Voyage sairia de linha em dezembro de 2021. Já a Saveiro, no entanto, não haveria uma data específica conhecida. Contudo, o jornalista e colunista do UOL, Fernando Calmon, comenta que o sedã compacto ganhou sobrevida.

Segundo sua fonte, o Voyage ganhou sobrevida de um ano e sairá de linha ao fim de 2022. Já a picape leve Saveiro, fica em produção até o final de 2024.

Caso isso realmente ocorra, o sedã fará companhia para o Gol até dezembro de 2022, quando ambos devem sair de cena. Dali em diante, a Volkswagen aplicará mudanças na fábrica de Taubaté, visando a produção de um novo carro.

Voyage segue até o fim de 2022 e Saveiro morre em 2024

Este, já acertado com o sindicato local, o Sindmetau, será um crossover compacto que assumirá o lugar do Gol ao lado do Polo Track. Como o segmento de SUVs é mandatório no Brasil, ter um produto para brigar com Citroën C3 e Fiat Pulse é imprescindível para a VW.

Assim, podemos pensar em algo como um modelo de até 4,10 m e entre eixos do Polo, o que mais se pareceria com o T-Cross europeu. Isso porte se dará em para-choques maiores, porque na Índia, esse produto precisa ter menos de 4,00 m.

Como os novos projetos MQB-A0 serão comandados pela Skoda, então até o Polo Track anunciado aqui pode ser a resposta da VW para substituir o hatch atual na Índia, criando até uma versão sedã curta, um segundo Ameo.

Influência Skoda

Voyage segue até o fim de 2022 e Saveiro morre em 2024

O anúncio da VW sobre uma nova “família de carros compactos para o segmento de entrada”, pode até incluir um reprojeto dos modelos atuais com base na estratégia da Skoda. Isso se traduziria em simplificação.

Como já se fala no mercado, o Polo Track seria uma opção mais em conta para o Polo cobrir a lacuna deixada pelo Gol. Nesse caso, podemos imaginar um “Virtus Track” (não aventureiro, é claro) para cobrir a faixa do Voyage.

Tendo a alta dos preços estabilizada nos próximos anos devido à retomada da produção regular, que é o que a indústria diz atualmente, esses novos Polo e Virtus “simplificados” garantiriam a manutenção da oferta num mercado onde, como já falamos, os SUVs já dominam.

Voyage segue até o fim de 2022 e Saveiro morre em 2024

Nesse cenário, com o sedã também sendo feito em Taubaté, fica difícil visualizar a sigla GTS, mas não impossível. Se Polo e Virtus, em 2023, conseguirem assumir o posto deixado por Gol e Voyage, então, a Saveiro poderia ver uma sucessora.

Aí, conforme Calmon relatou, a Tarok virá para ocupar o lugar da picape leve, importada da Argentina. Inicialmente, a VW planejou fazer uma sucessora para a Saveiro e, dado o volume do modelo atual, seria lógico, ainda mais com quatro portas.

Contudo, na visão da marca, pode haver um conflito entre as duas e a Tarok, como se sabe, tem um potencial maior. Seu único problema é que se fará presente somente em 2025, como o mercado já falava também. Provavelmente será a época do fim da Amarok na região.

[Fonte: Fernando Calmon/UOL]

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA