A falta de peças e componentes para automóveis é um problema que parece não ter fim, embora alguns acreditem que em 2022, tudo voltará ao normal.
É isso o que o mercado mundial espera, mas, por ora, a situação é bem ruim. Na VW, 2,8 mil carros estão inacabados porque os componentes não chegaram às linhas de montagem.
Estes veículos são dos modelos Gol e Voyage, que esperam por suas peças em Taubaté, Vale do Paraíba, segundo uma fonte interna ouvida pelo site Automotive Business.
Oficialmente, a VW confirmou haver um lote de carros parados em seus pátios, mas não revelou quantos são exatamente.
No entanto, a montadora revelou que eles esperam componentes para montagem com base nas novas exigências do Proconve L7.
Não foi dito quais mudanças ocorrerão, apenas que os carros serão finalizados até o fim do ano.
Contudo, o L7 obrigará o fim de alguns motores e o EA111 pode estar na lista.
O velho propulsor, que chegou ao Brasil em 1997, equipa a versão MSI manual de Gol e Voyage.
Como se sabe, a dupla sairá de linha e a proposta deve ser de melhor custo-benefício para encerrar a carreira com chave de ouro.
Nesse caso, é bem provável que Gol e Voyage saiam de Taubaté com motores 1.0 MPI e 1.6 MSI 16V com câmbio automático.
Num pacote que pode até eliminar o 1.0, Gol e Voyage automáticos podem aparecer como “Xtreme” e “Connect”, respectivamente, tendo preço atrativo e conteúdo chamariz.
Segundo a fonte, esse lote atualizado para o Proconve L7 será misturado ao estoque já estabelecido. Pelos cálculos, os carros parados representam nove dias de produção.
Na programação de produção, a fábrica parou dia 4 e retornaria no dia 11, mas o ritmo será retomado em 16 de novembro, segundo o sindicato Sindmetau.
Já na Anchieta, a VW segue com um turno de trabalho, assim como no Paraná e em São Carlos-SP.
[Fonte: Automotive Business]
Fonte: Agência Brasil