O Volkswagen e-up! chegou ao mercado uruguaio, mas com um detalhe. Mesmo através de um importador, a marca alemã assumiu o lançamento de forma oficial, com a presença de Pablo Di Si, CEO da empresa na região, e até nota oficial.
O evento contou até com a presença do presidente do Uruguai Luis Lacalle Pou, além de executivos da importadora e representantes de empresas do setor automotivo e energético locais.
Di Si diz: “O VW e-up! é o segundo modelo dentro de nossa estratégia de eletrificação na América Latina, iniciada, em 2019, com o híbrido plug-in VW Golf GTE, e destaca-se por ser o primeiro carro da marca VW totalmente elétrico a ser apresentado na região com potencial para ser comercializado no Uruguai nos próximos meses. Mas vale destacar que não é somente este caminho que estamos seguindo, nossa maior estratégia é a descarbonização. O elétrico com certeza é o futuro, mas estamos também trabalhando no desenvolvimento de tecnologias a partir do uso de biocombustíveis e híbridos”.
VEJA TAMBÉM:
Novamente, Di Si reforça a estratégia da VW para hibridização e biocombustíveis na região, mas a presença oficial do e-up! reforça rumores de que o subcompacto elétrico virá ao mercado nacional.
O foco da VW na chegada do e-up! é a América Latina, conforme Thomas Owsianski, vice-presidente de Vendas e Marketing da Região SAM, diz: “A apresentação do e-up! na América Latina é um marco para a marca Volkswagen. Ele é o carro ideal para rotinas urbanas, com sistema de propulsão 100% elétrico, zero emissão de gases poluentes e excelente autonomia. Trazer este modelo eficiente, prático e tecnológico para o Uruguai coroa a parceria de longa data que temos com a Lestido. Ficamos muito gratos e felizes por eles serem nosso parceiro comercial mais longevo da região”.
Com baterias de lítio de 32,3 kWh, o VW e-up! tem autonomia de 260 km no ciclo WLTP, entregando 83 cavalos e 21,6 kgfm. Ele vai de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e tem máxima de 130 km/h.
Num carregador de 40 kW, 80% da carga é reposta em 60 minutos. Isso permitiria viajar de São Paulo ao Rio com uma parada para almoço. Aqui, o up! a combustão nos deixou há alguns meses. O e-up! é importado da Europa.
Para a VW, que foca agora em descarbonização da região, o e-up! em nosso mercado daria continuidade ao processo até a chegada de novos híbridos plug-in e elétricos (ID.4 cogitado) nos próximos anos, apesar do pequenino aparecer mais como imagem que volume.
Fonte: Agência Brasil