Construída nos anos 90 para produzir um novo motor para a Volkswagen, a fábrica de São Carlos, interior de São Paulo, comemora agora 12,5 milhões de unidades produzidas. Inaugurada em 12 de outubro de 1996, a planta de propulsores da marca atualmente faz duas gerações: EA111 e EA211.
Cesar Drazul, gerente da fábrica de São Carlos, diz: “Temos muito orgulho da história que estamos construindo na região. A nossa unidade abastece hoje tanto o mercado interno quanto externo, somando mais de 12,5 milhões de motores localizados”.
Tendo 450 mil unidades exportadas para o México, de modo a atender os produtos que vão ao mercado americano, a fábrica de motores da VW abastece aqui os modelos aos, Nivus, T‑Cross, Virtus, Polo, Tiguan e Gol. Só de motores TSI, a planta já produziu 2 milhões de unidades.
O 1.0 TSI Flex surgiu em 2015 e de lá para cá, se tornou um importante argumento de vendas para os modelos atualmente da base MQB-A0, embora tenha equipado inicialmente o up! TSI. Em 1996, a fábrica de São Carlos iniciou a produção do EA111, uma linha de motores da VW oriunda da Audi, onde foi iniciada em 1972 para o Audi 50.
Variante menor do EA827 para atender modelos compactos da VW/Audi em posição transversal, o EA111 só chegou ao mercado nacional em 1997 com o Gol 1000, sendo o 1.0 8V, que substituiu o AE-1000 (CHT) no hatch, sendo seguido pelas versões 1.0 16V, 1.0 16V Turbo e 1.6 8V, este último equipando também Golf e Audi A3.
O EA111 teve ainda uma versão 1.4 8V, que seguiu com o Fox para a Europa e a Kombi, encerrando a longa carreira de motores boxer a ar no modelo. Também passou por uma atualização profunda (VHT), mantendo-se atualmente apenas com a versão 1.6 8V.
Já o EA211 é sua evolução com versões 1.0 TSI, 1.4 TSI e 1.6 16V, que encontrou lugar em diversos modelos e hoje equipa a Saveiro Cross, assim como Polo, Virtus, Gol e Voyage.
Fonte: Agência Brasil