Já se sabia que ele sairia de cena, mas agora é oficial. O Volkswagen Passat sairá de linha em Chattanooga, Tennessee, após o fim dos estoques da linha 2022. Cansado de tentar lutar contra os SUVs, o sedã grande alemão se despede dos states.
Abandonado à própria sorte no mercado americano após a última atualização, o projeto NMS seguiu adiante na China e virou um modelo MQB enorme, mas ainda ostentando o mesmo nome Passat.
Nos EUA, ele ainda usa uma derivação de baixo custo – não é somente por aqui que fazem isso… – da PQ46, a plataforma antiga do Passat alemão e do Tiguan anterior.
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O Passat americano acabou ficando para trás, especialmente por não ter recebido a plataforma MQB, dado que a montadora vislumbrara um futuro próximo sem o sedã tradicional.
Equipado com motor 2.0 TSI EA888 de 177 cavalos e 28,4 kgfm, o Passat americano terá uma versão final, chamada Limited Edition, que terá quase 2 mil unidades.
Ele vem com transmissão automática Aisin de seis marchas e tração dianteira, indo de 0 a 96 km/h em 5,7 segundos, o que não é nada ruim, porém, o visual envelhecido fica nítido no mal resolvido facelift de 2019.
Com preços a partir de US$ 23.995, o Passat americano é oferecido nas versões S, SE e R-Line, mas esta última sem adição de motor maior. Saindo o sedã grande, a VW terá nos EUA somente Arteon e Jetta.
O primeiro ainda não se sustenta por lá, recebendo diversas críticas por sua forma pouco comum e vendendo abaixo do esperado, ainda mais por ser importado da Europa.
Já o Jetta chega do México e ainda tem seu apelo entre os americanos, mas não sabemos até quando isso vai durar. Scott Keogh, CEO da VW of America, disse: “Com o Atlas e o Atlas Cross Sport em alta demanda e o lançamento da produção norte-americana do SUV totalmente elétrico ID.4 no próximo ano, nosso futuro em Chattanooga parece mais brilhante do que nunca”. Ou seja, o futuro será dos SUVs, infelizmente.
[Fonte: USA Today]
Fonte: Agência Brasil