InícioCARROS E MOTOSVinFast: vietnamita chega aos EUA para conquistar americano

VinFast: vietnamita chega aos EUA para conquistar americano

Há 46 anos seria impossível, impensável e improvável que uma empresa vietnamita alcançasse o mercado americano, especialmente o de automóveis.

Mas, de lá para cá, o mundo mudou muito e o país asiático, palco de uma das guerras mais emblemáticas e desgastantes de nossa era, agora é um lugar com potencial e a VinFast é o retrato disso.

A marca criada por um homem que se tornou bilionário, vendendo macarrão instantâneo, alcança o mercado americano e mostra sua cara no primeiro salão automotivo depois da pandemia de Covid-19 (que ainda continua, diga-se de passagem).

VinFast: vietnamita chega aos EUA para conquistar americano

A VinFast chama atenção do público e da indústria em Los Angeles, bem distante da Ucrânia, onde Pham Nhat Vuong criou um império alimentício, que o ajudou a financiar um projeto de US$ 5 bilhões, que resultou numa empresa que, inicialmente, parecia apenas nota de rodapé.

Com modelos já fora de linha na Opel e também com os mais recentes feitos sobre BMW, a VinFast não parecia uma marca que se destacaria também, afinal, não tinha seu próprio DNA, digamos assim.

No entanto, a VinFast rapidamente mostrou um portfólio de carros elétricos de desenvolvimento próprio e despertou o interesse mundial num país que nem se compara os principais players do Sudeste Asiático em termos automotivos.

VinFast: vietnamita chega aos EUA para conquistar americano

Comandada por Pham Nhat Vuong, ex-Opel, a VinFast mostra na Califórnia aquilo que o governo local e parte dos consumidores buscam. Os modelos VF E35 e VF E36 chamam atenção dos americanos, visto que chegarão ao mercado em 2022.

Um dos destaques é a autonomia de 500 km no E35, um crossover de médio porte, enquanto o E36 alcança ótimos 679 km levando sete pessoas. Com ambição global, a VinFast vê os EUA como vitrine. Michael Lohscheller, CEO da Vinfast Global, disse:

“Queremos nos tornar uma marca global e se você quiser se tornar uma marca global, precisa vir para os Estados Unidos.” Contudo, a empresa também já se fixou nos cinco maiores mercados da Europa, também preparando o terreno para sua invasão elétrica. Virá ao Brasil?

VinFast – Galeria de fotos

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA