Quem precisa apertar o cinto e economizar na compra de um automóvel não pode olhar apenas para o valor. O consumo de combustível é o segundo gasto mais importante. Partindo disso, a reportagem do iG Carros preparou uma lista com 5 SUVs até R$ 60 mil que aparecem entre os mais econômicos do país. Acompanhe!
1 – Nissan Kicks S 1.6 2017/18 – entre R$ 55 mil e R$ 60 mil
Quem pretende comprar um bom SUV sem gastar muito deve ficar atento ao Nissan Kicks de entrada. Apesar de ser um modelo simples, sem muitas vaidades e com câmbio manual, ele costuma se adequar ao bolso com um ótimo custo-benefício. Nos principais classificados online, o SUV da Nissan aparece por valores entre R$ 55 mil e R$ 60 mil.
Seu motor 1.6, o mesmo do Versa, desenvolve 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque. O Kicks S pode ir de 0 a 100 km/h em 11 segundos, revelando fôlego adequado para um utilitário de 1,109 kg.
Com gasolina, o modelo pode aferir 11,1 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. No etanol, a média vai para 7,8 km/l na cidade e 9 km/l na estrada, segundo o Inmetro. As opções mais baratas não contam com o pacote Safety, que inclui controles de estabilidade e tração e assistente de saída em rampa.
2 – Citroën C4 Cactus Feel 1.6 2018 – a partir de R$ 59 mil
Outro modelo que não faz feio quando o assunto é economizar combustível é o C4 Cactus Feel, o SUV de entrada da linha. O design compacto e a suspensão mais baixa dão características de hatch para o utilitário que parte de R$ 59 mil nas principais plataformas de compra e venda de automóveis.
Assim como o Kicks, o C4 Cactus também é 1.6, mas neste caso estamos falando de 122 cv de potência e 16,4 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco velocidades. O modelo pode marcar 7,7 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada com etanol, e 11 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada com gasolina. Infelizmente, ele também não conta com controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.
3 – Peugeot 2008 Allure 1.6 2018 – entre R$ 55 mil e R$ 60 mil
As opções de SUVs automáticos e econômicos até R$ 60 mil entre os seminovos são escassas. Por sorte, o consumidor pode contar com o Peugeot 200 8 Allure, já com câmbio automático de seis velocidades, por um preço médio de R$ 58 mil.
São 118 cv de potência e 16,1 kgfm de torque, capazes de levar o SUV aos 100 km/h em 12 segundos. No etanol, o 2008 pode aferir 7,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Com gasolina, os números vão para 10,7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Assim como os veículos acima, o Peugeot também não conta com controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.
4 – JAC T40 1.5 2018 – a partir de R$ 50 mil
Eis o modelo mais barato de nossa lista. O JAC T40 foi projetado para ser um hatch, mas acabou virando SUV nas etapas finais de projeto. Feito para agradar chineses e brasileiros, com forte presença do grupo brasileiro SHC, o modelo pode ser encontrado a partir de R$ 50 mil no mercado de seminovos.
Seu motor 1.5 desenvolve 127 cv de potência e 15,7 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Além de contar com controles de estabilidade e tração, o T40 pode aferir bons números de consumo. São 7,7 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol, e 11,4 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada.
5 – Jeep Renegade 1.8 2017 – entre R$ 56 mil e R$ 60 mil
O Jeep Renegade chegou a ser o SUV mais vendido do Brasil. O design inusitado de aventureiro e o preço competitivo ainda faz muitas pessoas se derreterem por ele. A boa notícia é que uma unidade do modelo de entrada de 2017 já aparece em torno de R$ 58 mil nos classificados online.
Seu motor 1.8 desenvolve 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque, acoplado ao câmbio manual de cinco velocidades. Ele pode marcar 7,3 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada com etanol, além de 10,6 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com gasolina. Por conta do design “quadrado”, o Renegade não é tão aerodinâmico quanto poderia. Quando se ganha no estilo, perde-se um pouco no consumo. Por sorte, há controles de estabilidade e tração.