InícioCARROS E MOTOSTroller: Ceará revela exigência da Ford que impede a venda

Troller: Ceará revela exigência da Ford que impede a venda

O governo do Ceará está irritado com a Ford. Nesta segunda (9), a montadora americana anunciou o encerramento das atividades da Troller, fabricante brasileiro adquirido em 2008.

Com a demissão esperada de 477 pessoas e mais o desmantelamento de um parque de fornecedores, assim como da fábrica e sua rede de concessionárias, a Troller deixará de existir por uma exigência da Ford.

Segundo o secretário de Desenvolvimento e Trabalho do Ceará, Maia Júnior, ontem houve uma tensa reunião às 14:30h com representantes do governo local e a montadora americana, que colocou sua exigência no acordo de venda.

Essa significa o seguinte, que o comprador da fábrica de Horizonte não poderá usar a marca Troller nem o design dos jipes produzidos por ela. Em outras palavras, a aquisição não traria benefício imediato para os investidores.

VEJA TAMBÉM:

Troller: Ceará revela exigência da Ford que impede a venda

Sem a marca Troller, bem conhecida no mercado nacional, assim como o produto T4, em produção atualmente, ficariam de fora e não haveria como manter a operação de qualquer forma.

Com isso, a pequena fábrica, por si só, não seria interessante para ninguém, afinal, seria mais fácil construir uma planta nova e criar uma marca nova, 100% nacional e independente de controle estrangeiro.

Segundo Maia Júnior, a Ford desrespeita o compromisso firmado com o governo do Ceará e a relação entre as partes, visto que a administração local buscou investidores para compra da fábrica (e da marca) para preservar os empregos e investimentos na região.

Troller: Ceará revela exigência da Ford que impede a venda

A Ford, em seu comunicado, até abreviou a vida da Troller, anunciando o fim da produção em setembro e a produção de peças até novembro. A atitude da empresa quanto à marca e design dos produtos é um tanto estranha dado o histórico do oval azul.

Marcas como Land Rover, Jaguar, Aston Martin e Volvo, foram vendidas até com “garantia” de fornecimento de tecnologia via “FoMoCo”, sendo que algumas delas ainda usam motores da Ford.

Até a venda da sueca para um fabricante chinês foi surpresa, dado o temor de transferência de tecnologia para um player de peso daquele país. Agora, o mercado de jipes ficará órfão da Troller. Será que a TAC tem capacidade para assumir seu lugar?

[Fonte: Diário do Nordeste]

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA