O acordo entre Volkswagen e Ford tem seu primeiro fruto na Europa, a multivan Ford Tourneo Connect 2022, sendo ela inteiramente baseada na Volkswagen Caddy atual. Desde os tempos da Auto Europa (correspondente à Autolatina na região), que um VW não ostentava o oval azul.
Versão de passageiros da Tourneo – uma rival do Renault Kangoo, por exemplo – a Tourneo Connect surge com opção de cinco ou sete lugares, tendo as versões Active, Trend, Titanium e Sport. Feita sobre a plataforma modular MQB-A1 da Caddy, a multivan da Ford apresenta frente exclusiva, com faróis duplos de LED e luzes diurnas integradas.
A grade ampla tem estilo da Ford, com o para-choque ostentando molduras também diferentes do utilitário alemão. Já a carroceria é inteiramente da Caddy, sendo inconfundível ao observar todo o conjunto, com suas portas corrediças e janelas amplas. Atrás, as lanternas foram ampliadas o logo da Ford se apresenta na vigia com acabamento em preto brilhante.
Por dentro, o painel é de Volkswagen, assim como cluster, desenho das portas e todos os detalhes visíveis na imagem, inclusive o volante, que é o mesmo do Nivus, porém, com logotipo da Ford. A multimídia é de origem VW, mas adaptada para o layout da marca americana.
Misto de van e carro de passeio, a multivan é um veículo versátil que não emplacou no Brasil (com exceção da Doblò, nunca atualizada pela Fiat…), diferente do que ocorre na Argentina, mais próxima culturalmente à Europa. No velho continente, esse tipo de veículo ainda é muito apreciado e a Ford Tourneo Connect 2022 se apoia na Caddy para oferecer mais conforto e comodidade.
Nisso, tem opção de cluster digital de 10,25 polegadas, multimídias de 8,25 ou 10,1 polegadas, freio de estacionamento eletrônico, múltiplos airbags, teto solar panorâmico, bancos dianteiros com ajustes elétricos para a região lombar, rodas de liga leve aro 17 polegadas e pacote ADAS+ de assistência ao motorista com 19 itens. Há também o Ford Pass.
Na mecânica, tal como faz aqui com o Territory, a Ford renomeia os motores VW da Tourneo Connect 2022. Assim, ela chega com o 1.5 EcoBoost “TSI” de 114 cavalos e 22,4 kgfm, além do 2.0 EcoBlue “TDI” de 112 cavalos e 28,5 kgfm ou 122 cavalos e 32,6 kgfm (já usado na Amarok).
Já a transmissão manual tem seis marchas e a de dupla embreagem Powershift de sete marchas, muitos aqui gostariam de ter, já que é a DSG, com paddle shifts e modo Sport. Com a Tourneo Connect, a Ford agora espera reduzir seus custos na Europa, enquanto aguarda o crossover elétrico derivado do VW ID.3.
Ford Tourneo Connect 2022 – Galeria de fotos
Fonte: Agência Brasil