InícioCARROS E MOTOSToyota GR Yaris testa hidrogênio como combustível

Toyota GR Yaris testa hidrogênio como combustível

O Latin NCAP revelou a Fase XII de testes na região da América Latina e traz agora dois resultados bem distintos. O primeiro é do Fiat Cronos, que foi avaliado em 2019, porém, com as mudanças nos critérios do instituto sediado em Montevidéu, perdeu as três estrelas.

Já o VW Taos foi testado e avaliado com cinco estrelas. Nesse caso, o SUV médio da marca alemã, fabricado na vizinha Argentina, atingiu “90,23% em Proteção de Ocupantes Adultos, 89,90% em Proteção de Ocupantes Infantis, 60,61% em Proteção de Pedestres e 85,04% em Sistemas de Assistência à Segurança”.

O Latin NCAP informou que o Taos é o primeiro produto local que atingiu cinco estrelas no novo protocolo de segurança da instituição, que testa os veículos no centro técnico da ADAC, na Alemanha.

O SUV foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical e proteção de pedestres, além de exames do controle de estabilidade.

Além disso, o NCAP regional informou que tanto o modelo argentino quanto o mexicano foram testados e tiveram a mesma avaliação, servindo assim para as duas origens do produto, que é feito em General Pacheco e Puebla, respectivamente.

Já no caso do Fiat Cronos, cuja avaliação também serve para o Argo, fora testado na época em versão que não dispunha de controle de estabilidade, tendo ainda apenas dois airbags.

Latin NCAP: Fiat Cronos zera e VW Taos ganha cinco estrelas

Com os novos critérios, o Latin NCAP rebaixou a dupla da Fiat, que teve “pontuação de proteção do ocupante infantil baixa, principalmente por causa da sinalização do veículo que não atende aos requisitos do Latin NCAP”.

Além disso, o NCAP disparou: “A proteção de pedestres apresentou o pior desempenho desde que o Latin NCAP começou a avaliar a proteção de pedestres em 2020”.

Na época, Cronos e Argo foram avaliados com três estrelas para ocupantes adultos e quatro estrelas para proteção do ocupante infantil.

O instituto mandou um recado para Betim: “o Latin NCAP incentiva a Fiat a melhorar o Argos/Cronos o mais rápido possível”.

Polêmica, a questão da reavaliação gera prós e contras, mas a segurança veicular é, sem dúvidas, inquestionável.

Volkswagen Taos – 6 airbags

[embedded content]

Fiat Cronos – 2 airbags

[embedded content]

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA