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Toyota: com chips, japonesa vai para terceiro turno em Sorocaba

Tendo contratado 450 novos funcionários, a Toyota iniciou o terceiro turno em Sorocaba, interior de São Paulo. A montadora japonesa garantiu o fornecimento de semicondutores para atender a demanda nacional.

Com aumento da produção, visando chegar a 210 mil carros ao final de 2022, a Toyota antecipou o turno extra, previsto para janeiro, visto que a demanda pelo Corolla Cross aumentou bastante.

Assim, a planta de Sorocaba amplia sua cadência para 152 mil carros por ano, mas não somente ela aumenta a produção. As unidades de Porto Feliz (motores) e Indaiatuba (Corolla), também passam a ter terceiro turno de trabalho.

Tendo agora um ritmo de 24 horas de produção, a Toyota só deve dar uma pausa entre os feriados do Natal e Réveillon, retornando em 3 de janeiro.

Com quase 140 mil carros vendidos até outubro, a Toyota vem com um bom desempenho em 2021, tendo-se recuperado em relação a 2020, quando vendeu 31% menos.

Fabricando ainda os modelos Yaris e Etios, em Sorocaba, a Toyota quer manter uma fatia do volume para exportação, ainda que o foco seja mesmo o mercado interno.

Com a chegada do SUV compacto, que irá substituir (ou não) o Yaris, a Toyota pode ainda ampliar mais a unidade paulista ou simplesmente encerrar com o Etios, ocupando seu espaço.

Sobre o Yaris, é interessante notar que a rival Honda entrou firme na mesma faixa de produto e, logicamente, a Toyota ficará de olho nisso.

Por ora, a Toyota mantém o status quo, priorizando a nacionalização de componentes para reduzir a dependência externa, especialmente de semicondutores, o que pode levar, por exemplo, a multimídia Toyota Play a ser substituída por uma equivalente brasileira.

Isso já vem ocorrendo no Corolla e pode seguir em outros modelos, assim como componentes que deverão ser fornecidos sistemistas agregados da Toyota. Para 2022, a empresa prevê um mercado de 2,6 milhões de carros.

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Fonte: Agência Brasil

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